Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Prudente deixa presidência da Câmara Legislativa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Prudente deixa presidência da Câmara Legislativa

Congresso em Foco

1/12/2009 19:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37141" align="alignleft" width="300" caption="Deputado da meia pede afastamento por 60 dias da presidência da CLDF"]Deputado da meia pede afastamento por 60 dias da presidência da CLDF[/caption]

Mário Coelho

O deputado distrital Leonardo Prudente (DEM) vai deixar a presidência da Câmara Legislativa. Em reunião com todos os parlamentares, ficou definido que ele vai se licenciar por 60 dias - ou enquanto durarem as investigações. Também ficou definido que a Câmara instalará, até quinta-feira (3), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corrupção, para investigar os desdobramentos da Operação Caixa de Pandora. Além da saída de Prudente, deixaram os cargos provisoriamente o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rogério Ulysses (PSB), e o corregedor, Junior Brunelli (PSC).

Leia mais sobre a Operação Caixa de Pandora

Em entrevista coletiva concedida na tarde de ontem (30), Prudente afirmou que não sairia do cargo. Hoje, porém, mudou de ideia. Distritais ouvidos pelo site afirmaram que a decisão do deputado é uma tentativa de "salvar a própria pele e da Câmara". Se ele permanecesse no cargo, o desgaste em cima do poder Legislativo seria ainda maior. Prudente, escoltado por seguranças, saiu sem falar com os jornalistas. Sua assessoria afirmou que quem responde pela Câmara agora é o vice-presidente, Cabo Patrício (PT).

Na CCJ, também assume o vice. No caso da Corregedoria, uma eleição será feita, até quinta-feira (3), para escolher um corregedor ad hoc. Nesse período,os deputados vão analisar também a possibilidade de abrir uma investigação por crime de responsabilidade do governador José Roberto Arruda (DEM) e seu vice, Paulo Octávio (DEM), que pode resultar num impeachment. As informações inicialmente foram repassadas pelo deputado Chico Leite (PT), que participou da reunião. Mais tarde, a assessoria de Prudente confirmou as a saída dele do cargo.

A reunião durou aproximadamente quatro horas. O clima, de acordo com parlamentares ouvidos pelo Congresso em Foco, chegou a ficar ríspido por diversos momentos. De consenso, os deputados conseguiram criar a CPI, que deve ser instalada na quinta-feira, e seu requerimento terá a assinatura dos 24 parlamentares, inclusive os citados no inquérito da Caixa de Pandora. Porém, ainda falta acertar o teor do requerimento. É ele que vai definir até onde os deputados querem investigar.

"A CPI é consenso. Mas ainda vamos discutir o crime de responsabilidade", disse o deputado Rogério Ulysses (PSB), um dos investigados e que também participou da reunião. Por determinação do partido, Ulysses terá que assinar e colaborar com todos os pedidos de investigação feitos contra o governo de José Roberto Arruda (DEM).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

Campanha Ficha Limpa discute projeto com jornalistas

DEM abre processo contra Arruda

Sarney volta a ser internado em hospital paulista

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Armas

Porte de arma pode ser liberado a produtores, motoristas e empresários

2

Bolsonaro preso

Após Bolsonaro, deputados querem avaliação médica a todos na Papuda

3

Embargos

Bolsonaro ainda pode tentar novo recurso ao STF? Entenda

4

Judiciário

1ª Turma do STF forma maioria para negar recurso de Bolsonaro

5

Judiciário

Dino acompanha Moraes e vota por rejeitar recurso de Bolsonaro no STF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES