Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/4/2009 18:26
Rodolfo Torres
A CPI dos Grampos adiou para a próxima semana a votação do relatório final do colegiado. Além de discutir e votar o texto, a comissão também terá de encontrar um novo relator, tendo em vista que o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) vai assumir na próxima segunda-feira (4) a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Pellegrino sugeriu que sua colega de partido Iriny Lopes (ES) assuma seu lugar na CPI. Caso a deputada capixaba aceite a relatoria, ela poderá incorporá ao texto produzido por Pellegrino o voto em separado, elaborado por parlamentares da oposição, que pede o indiciamento de mais pessoas.
O banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz estão entre os novos pedidos de indiciamento. Dantas foi preso durante a Operação Satiagra, coordenada por Protógenes. O relatório apresentado por Pellegrino na semana passada não pedia o indiciamento de ambos. (leia mais)
Naquela ocasião, Pellegrino criticou a Satiagraha, deflagrada em julho de 2008 para investigar uma quadrilha - da qual o banqueiro Daniel Dantas supostamente fazia parte - suspeita de praticar crimes financeiros. Para o relator, ficou claro que houve inúmeras impropriedades na operação.
Além de Daniel Dantas e Protógenes, a CPI também poderá pedir o indiciamento do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jorge Felix; do ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda); do ex-diretor-adjunto da Abin José Milton Campana; do ex-diretor do Departamento de Contra-Inteligência da Abin Paulo Maurício Fortunato Pinto); dos agentes da Abin Nery Kluwe e Márcio Seltz ; e do delegado da Polícia Federal Renato da Porciúncula.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora