Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/2/2009 | Atualizado às 7:34
Por causa do Carnaval, a Câmara decidiu antecipar para hoje (16) a primeira sessão destinada a votações na semana. Os deputados se reúnem no final da tarde para analisar os destaques apresentados à Medida Provisória 447/08, que amplia entre cinco e dez dias o prazo de recolhimento de uma série de impostos federais.
Proposta pelo governo para amenizar os efeitos da crise internacional, a MP teve seu texto-base aprovado pelo Plenário semana passada. De acordo com o Ministério da Fazenda, a mudança deve injetar mais R$ 21 bilhões no mercado por ano.
Cadastro positivo
Após os destaques, a Casa deve apreciar o Projeto de Lei 836/03, que institui o cadastro positivo de consumidores e regulamenta a atuação dos bancos de dados de proteção ao crédito de natureza privada.
De autoria do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), o projeto que institui o cadastro positivo regulamenta a atuação dos bancos de dados de proteção ao crédito de natureza privada e prevê a inclusão de informações sobre o pagamento em dia de obrigações dos cadastrados. Servirá de contraponto ao cadastro negativo, que informa os débitos do consumidor.
Mais prazo
As emendas apresentadas à MP 447 pretendem ampliar ainda mais os prazos para pagamento dos tributos e incluir as micro e pequenas empresas.
Atualmente, as datas de pagamento dos tributos federais variam do 10º ao 20º dia do mês seguinte ao do fato gerador. Com a MP, os pagamentos serão unificados no 20º e no 25º dia. (Edson Sardinha)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira