Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/10/2008 | Atualizado às 19:45
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, na sessão de hoje (21) à noite, pedido de forças federais para quatro cidades que terão eleições nesse domingo (26): Belém (PA), Campina Grande (PB) e Manaus (AM), em segundo turno, e Benedito Leite (MA), com um novo pleito. Os processos foram relatados pelo presidente da corte, ministro Carlos Ayres Britto.
Em Benedito Leite e em Campina Grande, os tribunais regionais eleitorais requisitaram a presença das tropas de sexta-feira (24) ao domingo das eleições. No dia 5, o pleito no município maranhense foi cancelado já que os moradores da cidade colocaram fogo em urnas eletrônicas e depredaram patrimônio público durante a votação. No caso de Campina Grande, o TRE da Paraíba fez o pedido por conta do acirramento na disputa do segundo turno.
Nas outras duas cidades, as forças federais atuarão somente no domingo para garantir a manutenção da lei e da ordem. Segundo o presidente do TSE, os pedidos de atuação da força federal durante o segundo turno, assim como os processos de candidatos que concorrem sub júdice, terão prioridade de julgamento por parte do TSE. A afirmação foi feita ontem (20), no encerramento do encontro com os presidentes dos TREs dos 15 estados em que haverá segundo turno, em Brasília.
No primeiro turno, o TSE aprovou o envio de tropas federais para 460 localidades de 11 estados brasileiros. O estado do Rio de Janeiro não está incluído neste total, pois é uma situação específica. A Operação Guanabara, que durou aproximadamente um mês, tinha como objetivo evitar a influência de traficantes de drogas e milicianos na eleição. Neste domingo, haverá segundo turno em 30 cidades e mais a reedição do pleito em Benedito Leite. (Mário Coelho)
Atualizada às 19h42
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO