Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/9/2008 19:05
A Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência do Congresso aprovou nesta terça-feira (9) a convocação do ex-agente do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) Francisco Ambrósio do Nascimento.
Os parlamentares querem saber se ele atuou em interceptações telefônicas ilegais de autoridades. Nascimento teria trabalhado com o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz nas investigações da Operação Satiagraha. Essa operação prendeu o banqueiro Daniel Dantas, acusado de coordenar um bilionário esquema de crimes financeiros.
Em depoimento à comissão, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Félix, afirmou que Nascimento nunca foi da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e que está afastado de atividades oficiais de inteligência há mais de dez anos.
A Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência é composta pelos líderes do governo na Câmara e no Senado, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e senador Valdir Raupp (PMDB-RO); pelos líderes da Minoria, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) e senador Mário Couto (PSDB-PA); e pelos presidentes das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Congresso, deputado Marcondes Gadelha (PSB-PA) e o senador Heráclito Fortes (DEM-PI). O coelgiado foi criado junto da Abin, em 1999, e tem como prerrogativa o controle externo das atividades da entidade. (Rodolfo Torres)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora