Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Tarso critica exposição de presos da Satiagraha

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Tarso critica exposição de presos da Satiagraha

Congresso em Foco

24/7/2008 17:06

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em um evento ocorrido na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, Tarso Genro, criticou hoje (24) a forma “desnecessária” como os presos da Operação Satiagraha foram expostos na mídia.

Conforme ressaltou o petista, que participou de um evento sobre crimes de colarinho branco, a operação policial expôs de forma ilegal os suspeitos. Entre eles, estão o banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity; o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Os três são acusados de participação em um bilionário esquema de crimes financeiros.

Para o ministro, o procedimento de preservação da imagem dos acusados “foi violado”. Tarso Genro destacou o exemplo de Pitta, que foi filmado de pijamas dentro de sua casa.  Segundo ele, as gravações que revelam intimidades dos investigados e que não sejam úteis ao inquérito devem ser “queimadas”.

O ministro petista também afirmou que ainda não chegou a uma conclusão sobre o projeto de lei que trata da inviolabilidade dos escritórios de advocacia. Pela proposta, apenas em condições específicas esses estabelecimentos poderiam ser alvo de ações de busca e apreensão. Conforme ressaltou, a proposta só será sancionada se o governo entender que se trata da defesa da prerrogativa de o profissional exercer sua atividade.

Uso de algemas

Ontem, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, Raul Jungmann (PPS-PE), aos ministros Tarso Genro e José Múcio (Relações Institucionais) um projeto de lei contra o abuso de autoridade. (leia mais)

A proposta do congressista pernambucano, que será apresentada à Mesa da Câmara após o recesso parlamentar, classifica como abuso de autoridade o uso de emprego de força, como obrigar a pessoa a usar algemas. A exceção seria nos casos em que seja indispensável o uso desse instrumento, em razão de resistência ou tentativa de fuga do preso. A utilização do uso de algemas em operações policiais entrou em debate após a Operação Satiagraha. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Ingrid Betancourt aceita convite para ir ao Senado

Eleições no RJ: deputado pede investigação de milícias

PTB entra com Adin contra Lei dos Grampos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES