Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PTB entra com Adin contra Lei dos Grampos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PTB entra com Adin contra Lei dos Grampos

Congresso em Foco

24/7/2008 | Atualizado às 12:15

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PTB entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei 9.296/96, que trata de interceptações telefônicas. A Adin foi recebida pela corte no final da tarde de ontem (23). A legenda pede que cinco dispositivos da lei sejam declarados inconstitucionais.

O partido quer alterar a lei para que as interceptações telefônicas somente sejam feitas em crimes considerados de especial gravidade, e não para qualquer crime punido com reclusão.

“Os chamados grampos telefônicos se banalizaram e se multiplicaram por todo o país, gerando um efeito utilitarista e nocivo”, afirma a Adin. Para a sigla partidária, a Justiça deveria autorizar os grampos "apenas em casos de extrema gravidade”. “Virou incidente corriqueiro no foro criminal, mesmo quando esse instrumento é desnecessário".

De acordo com a ação, a lei de interceptação telefônica se choca com a Constituição, que garante aos cidadãos a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, do sigilo das correspondências e das comunicações telegráficas e telefônicas.

Um dos itens contestados é o que permite que o juiz determine a interceptação telefônica "de ofício" e durante a "instrução processual penal". Para o partido, essa norma compromete o "princípio da imparcialidade" e "cria a figura do ´juiz inquisidor`, inaceitável diante do processo acusatório adotado no Brasil".

A sigla também questiona um trecho da lei, que permite a quebra de sigilo de dados de computadores e de sistemas telemáticos. De acordo com a Adin, o dispositivo "atentou contra a inviolabilidade do sigilo das comunicações no âmbito de processamento de dados".

CPI dos Grampos

No último dia 16, a CPI dos Grampos da Câmara aprovou os requerimentos de convocação do banqueiro Daniel Dantas, preso durante a Operação Satiagraha. Dantas é acusado de coordenar um bilionário esquema de crimes financeiros.

Também foram convocados o juiz que mandou prender duas vezes Daniel Dantas, Fausto Martin de Sanctis, e o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela condução da Satiagraha. Os depoimentos serão feitos em agosto, após o recesso parlamentar. (leia mais) (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Taxa de desemprego em junho fica em 7,8%, diz IBGE

TSE: diminui número de candidatos jovens em 2008

Poderes criam 7,9 mil vagas comissionadas em 2008

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

PRERROGATIVAS PARLAMENTARES

Câmara dos Deputados aprova PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES