Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/6/2008 | Atualizado às 13:42
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, neste sábado (28) e domingo (29), a primeira operação nacional de fiscalização de estradas federais desde que a lei seca (Lei 11.705/08) entrou em vigor, no dia 20 de junho.
O motorista flagrado que tiver ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica, até mesmo uma lata de cerveja, terá sua carteira de habilitação suspensa e pagará multa de R$ 955,00. O infrator pode, ainda, ser preso, sob risco de ter de cumprir pena de seis meses a três anos, com direito a fiança.
Essa será a maior operação da PRF do gênero. Cerca de 700 agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF serão escalados. Segundo a assessoria da PRF, a operação será realizada para mostrar à população que a nova legislação está realmente em vigor. De acordo com informações da Polícia Rodoviária, a intenção é abordar até dez motoristas ao mesmo tempo em cada trecho.
A Lei 11.705 é considerada a lei de tolerância zero aos motoristas embriagados. Na legislação anterior, era permitida a concentração abaixo de seis decigramas de álcool por litro de sangue, o equivalente a cerca de uma lata de cerveja. Com a nova lei, o motorista fica também obrigado a realizar o teste do bafômetro, antes opcional. (Renata Camargo)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil