Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/5/2008 | Atualizado às 14:08
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou, há pouco, que representações contra senadores passam a ser encaminhadas diretamente ao Conselho de Ética. Segundo o presidente, a representação contra o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) foi a última recebida pela Mesa Diretora.
Garibaldi avaliou que a Mesa não tem o dever de decidir sobre esse tipo de matéria. “A partir de agora o Conselho diz se o processo é admissível ou não”, afirma. A decisão foi tomada durante a reunião da Mesa Diretora na manhã desta quinta-feira.
Na Câmara, os processos ainda são recebidos pela Mesa Diretora, que decide se encaminha ou não para o Conselho de Ética. O processo contra o deputado Paulo da Força (PDT-SP), por exemplo, passou pelo crivo da Mesa, antes de ser enviado ao Conselho da Casa.
Caso Perillo
O presidente do Senado afirmou, ainda, que a representação contra o senador Marconi Perillo, apresentada pelo Psol, foi inconsistente. Segundo Garibaldi, a representação do Psol não considerou a denúncia que a Procuradoria Geral da República encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não podemos expor o Senado a denúncias sem a menor consistência”, disse. “De maneira nenhuma, vamos aceitar denúncias dessa natureza”, completou.
Na manhã, a Mesa Diretora arquivou, por unanimidade, a representação contra o senador Perillo, acusado de tráfico de influência, peculato e caixa dois na campanha eleitoral de 2006. (Renata Camargo)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil