Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/5/2008 | Atualizado às 13:53
O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), debatem neste momento a demarcação de terras indígenas em Raposa Serra do Sol (RR). O governador classificou como equivocada a demarcação contínua da reserva indígena e defendeu que o território seja demarcado na forma de “ilhas”.
O tucano disse que não defende os interesses dos produtores rurais e dos empresários na disputa com os indígenas e criticou a postura do governo federal no caso.
“Estou procurando defender os interesses dos brasileiros que moram em Roraima. O governo federal tem essa visão, que é demarcar e depois se ausentar. Quando entrei no Supremo, pensei no meu povo, com certeza, evitei uma tragédia”.
A reserva, de 1,5 milhão de hectares, foi homologada por decreto presidencial em 2005. Mas é contestada em ação civil pública no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro da Justiça rebateu a crítica do governador. Segundo ele, a demarcação não fere a soberania nacional. “A União exerce a plena soberania sobre terras que são de sua propriedade. Onde está provado que lavouros de arroz ocupam a terra melhor do que as comunidades indígenas?”, questionou Tarso se referindo ao conflito instalado na região com a retirada dos produtores de arroz que ocupavam a reserva.
Sem citar nomes, o ministro da Justiça disse que algumas pessoas agem de maneira terrorista na região. “Uma coisa é xingar o governo e a polícia. Outra coisa é atirar bombas, atacar indígenas com armamento de fogo.”
Anchieta reclamou que Roraima não tem recebido a devida atenção do governo federal. Segundo ele, quem recupera as estradas e as pontes nas áreas indígenas de Roraima é o governo estadual, e não a Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com o governador, 46% do território do estado estão nas mãos de indígenas. (Tatiana Damasceno)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil