Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Garibaldi, sobre duas CPIs: "Isso não vai terminar bem"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Garibaldi, sobre duas CPIs: "Isso não vai terminar bem"

Congresso em Foco

3/4/2008 | Atualizado 4/4/2008 às 2:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Ao deixar o plenário no início da noite de hoje (3), o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), comentou a intenção de PSDB e DEM em abrir uma CPI exclusiva dos senadores, sob a alegação de que a CPI Mista dos Cartões Corporativos, em funcionamento, estaria impedindo que as investigações chegassem às autoridades governistas (a exemplo da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cuja convocação foi rejeitada seguidas vezes graças à maioria do governo no colegiado). Para Garibaldi, duas CPIs sobre o mesmo tema não vão resultar em boa coisa.

“Eu vou apelar terça-feira para o bom senso no sentido de que tenhamos uma conduta equilibrada com relação às CPIs, sob pena de ser comprometido o instituto mais valioso para a investigação parlamentar”, disse o senador, que mais cedo conseguiu a convencer a oposição a deixar a leitura do requerimento para terça-feira (8). “Afinal de contas, duas CPIs tratando do mesmo assunto... isso não vai terminar bem.”

A estratégia de adiar para terça-feira a leitura do relatório tem como objetivo, segundo Garibaldi, tentar um entendimento que impeça a abertura de uma nova CPI. Para ele, o melhor a ser feito é uma apreciação de requerimentos que permita uma investigação mais consistente, por meio de consenso, e em apenas uma comissão (de preferência, segundo ele, na que já está instalada, com a atuação de deputados e senadores). “Já existindo uma [CPI] mista, o que vai acontecer? Duas CPIs tratando do mesmo assunto, ocupando o mesmo espaço e colaborando para que a investigação não vá à frente”, opinou.

“Temos de fazer uma opção pela investigação. Às vezes fico admirado com falta um certo amadurecimento em homens tão maduros, mais maduros do que eu. Não é problema de uma ou duas CPIs; o problema é investigar”, ponderou Garibaldi, lembrando que não adianta a criação de outro colegiado no atual “clima de confronto”. “Não adianta buscar uma CPI ideal, utópica. Não existe essa CPI celestial.”

CPI eleitoral

A respeito do suposto caráter eleitoral de uma CPI exclusiva no Senado, com os holofotes recaindo sobre senadores com forte influência nas campanhas presidenciais de 2010, Garibaldi fez um lembrete. “Parece que não estão se lembrando que tem uma [eleição] antes, em 2008”, disse referindo-se às eleições municipais de outubro.

Em via oposta, diante da hipótese de os governistas urdirem uma retirada em massa de assinaturas aderindo à instalação da CPI exclusiva, Garibaldi fez uma firme advertência. “Se forem retiradas as assinaturas, eu mesmo vou sair de porta em porta de gabinete e providenciá-las. Eu não estou aqui para ser acossado pelo malabarismo, pela falta de compostura parlamentar”, declarou, acreditando que nenhum congressista terá esse tipo de comportamento. “Isso é falta de caráter.”

Garibaldi disse ainda que as convocações da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que foram requeridas na terça-feira (1) pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), estão aguardando prazos. “O requerimento está apenas cumprindo os prazos. Quando chegar o prazo – que é na próxima semana – será votado”, concluiu. “O problema desse Congresso, desse Senado, é que ora ele vota demais, ora ele vota de menos.” (Fábio Góis)

Leia também:

Comissão de Infra-Estrutura convoca Dilma duas vezes

CPI rejeita convocação de assessoras de Dilma

Líder do governo não aceita convocação de Dilma

Sem convocação, Marisa ameaça encerrar CPI

Diretor do BB Cartões será convocado para depor

Ministérios enviarão 72 caixas de documentos à CPI

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

"Fiz uma análise histórica", diz Mão Santa

Garibaldi: MP para recursos no Nordeste é "abençoada"

Garibaldi adia instalação de CPI exclusiva do Senado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

CPMI DO INSS

Presidente da Confederação de Pescadores é preso na CPMI do INSS

3

Economia

Senado aprova isenção de IR até R$ 5 mil e projeto segue para sanção

4

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

5

INTERNACIONAL

Presidente do México sofre assédio sexual durante evento público

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES