Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSDB representa contra Renan e DEM aguarda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PSDB representa contra Renan e DEM aguarda

Congresso em Foco

8/10/2007 19:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O PSDB entrará amanhã (9) com a quinta representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética da Casa. O DEM aguarda esclarecimentos do alagoano, mas já mandou sua assessoria ajudar na preparação da representação dos tucanos.
 
A nova denúncia se baseia em reportagens da revista Veja e do jornal Folha de S.Paulo, publicadas nesse final de semana, que apontam Renan como suposto articulador de uma operação para espionar os colegas Demóstenes Torres (DEM) e Marconi Perillo (PSDB), eleitos por Goiás. 
 
Segundo a Veja, o assessor especial da presidência do Senado, Francisco Escórcio, entrou em contato com o empresário goiano e ex-deputado Pedro Abrão, proprietário de um hangar e de uma empresa de aviação em Goiânia, para instalar câmaras no local e flagrar os dois parlamentares embarcado em jatinhos de empresários (leia).
 
A suposta operação não teria dado certo porque o empresário, que é amigo do senador Demóstenes, teria entrado em contato com o parlamentar para delatar a tentativa de espionagem.
 
Por meio de nota, publicada hoje (8), Renan classificou as acusações como práticas inescrupulosas. “Repudio, mais uma vez – com a veemência e indignação que a situação exige – as falsas acusações de que estaria usando servidores do Senado Federal para práticas inescrupulosas, imorais e ilegais. Isso não faz parte do meu caráter.” O assessor dele, Francisco Escórcio, também negou quaisquer tentativa de espionagem.
 
Espera
 
A assessoria jurídica do DEM já trabalha para elaborar uma representação contra Renan em conjunto com o PSDB. Antes de fechar isso, o partido quer ouvir Renan, Demóstenes e, se possível, Perillo. “Só não vamos entrar com uma representação se o Demóstenes se convencer disso”, afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), ao Congresso em Foco.
 
Ele disse não se preocupar com a possibilidade de o PSDB e o DEM não relatarem, no Conselho de Ética, a nova denúncia. Isso porque o presidente do colegiado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), entende que autores de representação não podem assumir a relatoria das denúncias que apresentam. (Erich Decat)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Assessor de Renan nega hipótese de espionagem

Câmara tem de votar duas MPs antes de retomar CPMF

Jarbas: "Estas medidas levam o Senado à sarjeta"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Nova condenação

TRF-4 sentencia Bolsonaro a pagar indenização de R$ 1 mi por racismo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES