Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/10/2007 | Atualizado às 17:42
Em curto pronunciamento proferido há pouco no plenário do Senado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) manifestou gratidão ao apoio que vem recebendo de parlamentares de partidos diversos em relação ao seu afastamento da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. (leia mais)
“Ninguém tem a obrigação de se submeter a essas medidas pequenas e tacanhas, que têm levado esta Casa à sarjeta”, bradou Jarbas, referindo-se às manobras que a chamada “tropa de choque” de Renan Calheiros (PMDB-AL) tem executado para livrar o presidente da Casa dos projetos a que responde no Conselho de Ética.
Com palavras firmes, o senador pernambucano fez críticas à direção de seu partido e agradeceu a solidariedade que tem recebido contra a “torpeza que cometeram comigo e com o senador Pedro Simon na última quinta-feira”, mencionando a data do afastamento (último dia 4), também impingido a outro senador peemedebista que integrava a Comissão, o gaúcho Pedro Simon.
Um dos principais opositores de Renan Calheiros dentro de seu próprio partido, Jarbas apontou a crise protagonizada pelo senador alagoano como o epicentro do mal-estar por que passa o Senado. “A Casa inteira foi atingida, porque, se fizeram isso conosco, podem fazer com qualquer senador”, avisou o senador, que ressaltou, entretanto, que o cenário pode ser revertido. “Uma maioria democrática não ficará subserviente a esta situação, que vai ficar favorável”, acredita.
Também presente à sessão plenária não-deliberativa em curso neste momento, o senador Mão Santa (PMDB-PI) fez coro ao desabafo de Jarbas Vasconcelos: “Tenho como princípio que ninguém tem o direito de tirar de uma comissão um senador que foi previamente destinado para ela”, sentenciou. (Fábio Góis)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira