Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/7/2007 | Atualizado 28/7/2007 às 8:54
O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Jorge Kersul Filho, confirmou hoje que as caixas-pretas do Airbus da TAM que se chocou contra um terminal de cargas da companhia registraram de forma clara os últimos 30 minutos de diálogos entre os pilotos da aeronave, o que será suficiente para embasar as investigações do acidente.
Segundo o brigadeiro, ao serem cruzados com os dados de 60 parâmetros coletados pela caixa-preta de dados, os 15 minutos finais das conversas entre os pilotos serão suficientes para desvendar o que ocorreu na cabine da aeronave antes do choque.
"Os dados que temos agora são frios. Terão que ser analisados somando todas as outras informações. Por exemplo, um dado que temos ser confrontado com o diálogo da cabine. Quando o trem de pouso esquerdo e direito encostaram no chão, isso está registrado. Depois, vamos fazer a ligação disso com o que está sendo falado", explicou.
O chefe do Cenipa confirmou que o material das caixas-pretas será repassado à Polícia Federal e à CPI do Apagão Aéreo da Câmara. Simultaneamente, o Cenipa analisará o material – parte em Brasília, parte em São Paulo.
O brigadeiro insistiu que todos os que terão acesso ao material precisarão ter cautela para não quebrar o sigilo das investigações. "Dados simples podem levar a conclusões erradas por quem não tiver o cuidado de se aprofundar. Por exemplo, os dados podem dizer que o manete estava em outra posição. Mas quem garante que não foi falha de um equipamento que deu o sinal incorreto? É muito profundo", enfatizou.
Sem garantia de sigilo
O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI),presidente da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, disse hoje que não pode garantir que seus colegas manterão sigilo a respeito dos dados.
"Somos 24 deputados, não posso me responsabilizar por todos. Mas vou apelar para compreensão dos colegas e realizar uma sessão secreta para que possamos analisar os dados das caixas-pretas. O brigadeiro Kersul deverá estar presente para prestar os devidos esclarecimentos", disse o peemedebista.(Carol Ferrare)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores