Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso quer investigar tragédia de Congonhas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso quer investigar tragédia de Congonhas

Congresso em Foco

18/7/2007 11:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Deputados e senadores querem começar já as investigações sobre o maior acidente aéreo da América Latina. Nesta terça-feira, depois tentar pousar na pista de Congonhas, um avião da TAM saiu da pista e se chocou em um prédio da companhia aérea, do lado de fora do aeroporto, causando uma explosão. Estima-se que mais de 200 pessoas morreram.
 
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) vai protocolar pedido para que sejam ouvidos até amanhã o ministro da Defesa, Waldir Pires, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e o presidente da Infraero, José Carlos Pereira. Ele afirmou que é importante discutir o assunto imediatamente, o que seria, também, uma forma de prestar homenagem ao líder da minoria da Câmara, Júlio Redecker (PSDB-RS), que morreu no desastre.     

O relator da CPI do Apagão Aéreo do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), já se manifestou sobre o interesse da comissão em investigar o acidente. Deputados da CPI do Apagão Aéreo da Câmara também estudam se reunir na próxima semana, durante o recesso parlamentar, para discutir a tragédia desta terça-feira.
 
A decisão deverá ser tomada pelo presidente da comissão, Marcelo Castro (PMDB-PI), e pelo relator, Marco Maia (PT-RS). Gustavo Fruet (PSDB-PR), membro do colegiado, defende um encontro da CPI nos próximos dias. “Mas é necessário ter cautela também e esperar as investigações”, ressaltou Fruet.
 
O parlamentar tucano, contudo, lamenta que muitas das medidas propostas para o aeroporto de Congonhas não foram tomadas. “Como a diminuição de vôos e decolagens, principalmente em horário de pico”.
 
Gustavo Fruet lamentou também a morte do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS), líder da minoria. “É lamentável. Ele era um grande amigo, que acompanhou muito o trabalho da CPI do Apagão Aéreo. É muito triste”, declarou.   
 
Informações
 
O presidente Lula recebeu hoje (18) pela manhã um relato sobre os desdobramentos do acidente do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. Lula foi informado de que a caixa-preta da aeronave, já encontrada, será enviada para análise nos Estados Unidos. O resultado deve sair em 30 dias.
 
O aeroporto de Congonhas também voltou a operar. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), da Aeronáutica, a pista principal do aeroporto, onde a aeronave não conseguiu pousar, será interditada em caso de chuva. A auxiliar funcionará normalmente. (Lucas Ferraz)           
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula determina que PF investigue acidente da TAM

PPS divulga nota de pesar pela morte de Redecker

MPF pede bloqueio de contas de Zuleido Veras na Suíça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES