Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Redecker, um dos morto da tragédia de Congonhas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Redecker, um dos morto da tragédia de Congonhas

Congresso em Foco

18/7/2007 | Atualizado às 13:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O deputado Júlio Redecker (PSDB-RS) era um dos 186 ocupantes do vôo 3054 da TAM que se chocou ontem em um terminal de cargas da companhia, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O gaúcho iria se encontrar na capital paulista com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e com o deputado Luiz Sérgio (PT-SP), de onde pegariam um vôo para Washington (EUA), para um encontro com parlamentares no Congresso americano.
 
Redecker completou 51 anos na última quinta-feira (dia 12). Na atual legislatura se tornou líder da minoria, como é designada a oposição. Estava no quarto mandato consecutivo como deputado federal, alcançando destaque nacional por sua atuação nas CPIs do Mensalão e dos Sanguessugas.
 
Alto e forte, Júlio Redecker era um das vozes opositoras ao governo Lula. Apesar das críticas, principalmente ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), era um parlamentar querido na Câmara. Bem-humorado, brincava sempre com os jornalistas.
 
Integrante da chamada “bancada da bala”, o deputado foi um dos principais nomes contra o desarmamento, decidido em plebiscito, em 2005. Em sua campanha no ano passado, recebeu doação da fábrica de armas Taurus (R$ 110 mil) e da Companhia Brasileira de Cartuchos (R$ 45 mil).
 
A atuação do deputado esteve voltada, principalmente, para a geração de empregos e renda, defesa dos municípios do Rio Grande do Sul e apoio ao fortalecimento do Mercosul. Ele era membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Redecker foi filiado à Arena, ao PDS, ao PPR e ao PPB e estava no PSDB desde 2003.
 
Em nota divulgada no início do dia, o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati, lamentou a morte de Redecker: “O deputado Júlio Redecker era uma jovem liderança, um grande idealista que honrava o seu Estado, o seu Partido, e o Congresso Nacional, onde atuava com destacado desempenho em defesa das nobres causas da política brasileira”.
 
“Júlio Redecker nos deixa um legado de honradez e competência no exercício da sua vida pública. Combativo e destemido, cedo ganhou notoriedade entre os seus pares, conquistando por isso a liderança da minoria na Câmara Federal. Rogamos a Deus fé e resignação para que sua família possa superar esse momento de dor e grande perda, em face dessa tragédia que atinge muitas outras famílias, causando grande comoção nacional”, acrescentou.
.
Redecker deixa a mulher, Salete, e três filhos: Lucas, Mariana e Victória. (Carol Ferrare e Lucas Ferraz)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

STF começa análise de suspensão de processo contra Ramagem

2

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Deputado estadual pede impeachment de Lula por omissão no INSS

3

JUSTIÇA

Moraes contraria Câmara e vota por manter parte de ação contra Ramagem

4

JULGAMENTO NO SUPREMO

Moraes vota pela condenação de Carla Zambelli a dez anos de prisão

5

Racismo

Deputada Carol Dartora sofre injúria racial, e polícia autua agressor

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES