Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/6/2007 | Atualizado às 20:51
Os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Augusto Carvalho (PPS-DF) protocolaram hoje (19) na Secretaria Geral da Mesa do Senado o requerimento de instalação da CPI da Navalha. 
O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) assinou novamente o documento de criação da CPI da Navalha. Além dele, o deputado José Paulo Tóffano (PV-SP) também colocou seu nome na lista. Com isso, o requerimento volta a ter o número mínimo necessário de adesões na Câmara, 171 assinaturas. Além dos deputados, 30 senadores também assinaram ao pedido de investigação da ligação de parlamentares com o esquema desmontado pela Operação Navalha da Polícia Federal.
O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), tinha estabelecido o dia de hoje como prazo limite para que o requerimento atingisse as 171 adesões. Segundo Delgado, como tem o mínimo, o requerimento pode agora ser lido na próxima sessão do Congresso – a não ser que haja um novo movimento de retirada de assinaturas.
Um dos vice-líderes do governo na Câmara, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) disse ao Congresso em Foco, instantes depois de a CPI ser protocolada, que garantia a retirada de mais pelo menos 20 assinaturas de deputados. "Isso inviabilizaria a CPI", constata a assessoria de Delgado.
Quando o requerimento foi apresentado, no último dia 13, havia 173 assinaturas de deputados, duas a mais que o necessário. Contudo, os deputados Lindomar Garçon (PV-RO) e Edmar Moreira (DEM-MG) mudaram de idéia e decidiram retirar os nomes do pedido. Além disso, a assinatura de Paulo Pereira da Silva não foi reconhecida.
A assessoria do deputado pedetista confirmou ao Congresso em Foco que o nome do parlamentar estava no requerimento que pede a criação da CPI. Segundo eles, o problema foi que o deputado assinou como Paulinho da Força e o seu nome parlamentar atualmente é Paulo Pereira da Silva. A troca foi feita há cerca de um mês a pedido do próprio Congresso. (Carol Ferraree Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime