Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Caso Renan

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Caso Renan

Congresso em Foco

8/6/2007 | Atualizado às 19:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), apresentou documentos para comprovar que não modificou sua declaração de imposto de renda à Receita Federal para maquiar seus rendimentos após denúncia da revista Veja (leia). A publicação o acusou de pagar despesas particulares com recursos de um lobista de empreiteira.

 

Segundo a Folha Online, Renan divulgou hoje (8) os documentos da própria Receita Federal que comprovam a não-alteração de suas declarações de Imposto de Renda. “De acordo com a assessoria do Senado, Renan irá disponibilizar essas informações, que são sigilosas, para a Corregedoria Geral e para o Conselho de Ética da Casa”, diz a reportagem.

 

LEIA TAMBÉM

 

Cafeteira analisa processo contra Renan na segunda

 

O processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), será analisado a partir de segunda-feira (11). O relator do caso no Conselho de Ética, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), disse ao Congresso em Foco hoje (8) que vai começar a trabalhar na semana que vem.

 

“Eu não conheço o processo. Vou esperar receber na segunda-feira”, afirmou. Cafeteira disse que até a metodologia de trabalho não pode ser adiantada. O petebista vai esperar conhecer formalmente o conteúdo da representação do PSOL contra Renan para definir a estratégia.

 

Renan é acusado de quebrar a ética e o decoro parlamentar. A acusação é que recebeu dinheiro de Cláudio Gontijo, lobista da empreiteira Mendes Júnior, para pagar contas particulares. (Eduardo Militão)

 

 

 

Corregedor quer saber se Renan retificou IR

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), enviará na segunda-feira ofício à Receita Federal para saber se o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de ter despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da construtora Mendes Júnior, retificou a sua declaração de Imposto de Renda após a publicação da denúncia pela revista Veja.

Segundo reportagem publicada ontem (7) pelo Correio Braziliense, o senador somente declarou duas fazendas e parte dos rendimentos com lucros presumidos com atividade rural depois da denúncia de ligações do presidente do Senado com o lobista da construtora (leia).

Em nota, Renan negou ter feito a retificação para inflar seus rendimentos e sustentar que tinha condições de pagar pensão e aluguel para a jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

Nos documentos apresentados pelo senador ao Conselho de Ética, no qual responde a processo por quebra de decoro parlamentar em função da denúncia, não há qualquer referência a retificações no Imposto de Renda.

“Declarações de renda, inclusive já publicamente exibidas, informam todos os meus rendimentos e em nenhum momento procedi qualquer retificação para incluir rendimentos não declarados”, diz a nota divulgada pelo presidente do Senado.

Não há ilegalidade na retificação de declarações de renda enviadas à Receita. A confirmação da mudança, no entanto, enfraquece a defesa de Renan, que alega ter tirado do próprio bolso os recursos repassados à jornalista.

De acordo com o Correio, a mudança na declaração foi constatada em auditoria da Receita Federal sobre as declarações de renda de todos os envolvidos no escândalo da Operação Navalha. O presidente do Senado é citado em alguns diálogos captados pela Polícia Federal. 

O nome do senador aparece duas vezes no documento que a Pol&i

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Renan apresenta mais documentos

Renan apresenta mais documentos

Cafeteira analisa processo contra Renan na segunda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES