Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/6/2007 | Atualizado 9/6/2007 às 7:04
A oposição criticou o presidente Lula hoje (8) por suas declarações de apoio ao colega venezuelano, Hugo Chávez – que não renovou a concessão da emissora RCTV, oposicionista a seu governo. Tucanos e Democratas condenaram o petista após entrevista publicada nesta sexta-feira, em que Lula disse ser “democrática” a atitude do presidente da Venezuela (leia).
Para o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), as declarações reforçam a “natureza autoritária” do Partido dos Trabalhadores. No dia 4, o PT aprovou a atitude de Chávez. “É público e notório que a RCTV envolveu-se abertamente com o golpe fracassado contra o governo Chávez, atitude que em qualquer país do mundo justificaria o questionamento da concessão pública a uma rede de televisão”, disse o partido, em nota.
Maia ironizou os petistas. “Eles não assinaram a Constituição [de 1988], não votaram no Tancredo [Neves, que simbolizou o fim da ditadura] e queria criar o Conselho [Federal] dos Jornalistas. Nessas horas, eles não conseguem fugir da natureza deles”, afirmou ele ao Congresso em Foco, na tarde de hoje.
Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), Lula foi "infeliz, decepcionante e preocupante". O presidente "pouco compreende as teses democráticas", segundo comunicado publicado pelos tucanos. "Lula ignora o que se passa naquela país. Mais de 800 jornalistas já foram espancados e alguns mortos pelas instigações de Chávez para o povo ir contra os adversários políticos."
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que o presidente Venezuela agiu de forma vingativa. "Neste caso, o precedente é perigoso. Trata-se, portanto, de uma vingança do presidente Chávez contra a TV que se mostrou contrária a seu governo. Daqui a pouco, se não se atende aos interesses do governo, não se renova mais", reclamou ele, de acordo com o comunicado de seu partido. (Eduardo Militão)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil