Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/6/2007 | Atualizado 9/6/2007 às 7:04
A oposição criticou o presidente Lula hoje (8) por suas declarações de apoio ao colega venezuelano, Hugo Chávez – que não renovou a concessão da emissora RCTV, oposicionista a seu governo. Tucanos e Democratas condenaram o petista após entrevista publicada nesta sexta-feira, em que Lula disse ser “democrática” a atitude do presidente da Venezuela (leia).
Para o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), as declarações reforçam a “natureza autoritária” do Partido dos Trabalhadores. No dia 4, o PT aprovou a atitude de Chávez. “É público e notório que a RCTV envolveu-se abertamente com o golpe fracassado contra o governo Chávez, atitude que em qualquer país do mundo justificaria o questionamento da concessão pública a uma rede de televisão”, disse o partido, em nota.
Maia ironizou os petistas. “Eles não assinaram a Constituição [de 1988], não votaram no Tancredo [Neves, que simbolizou o fim da ditadura] e queria criar o Conselho [Federal] dos Jornalistas. Nessas horas, eles não conseguem fugir da natureza deles”, afirmou ele ao Congresso em Foco, na tarde de hoje.
Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), Lula foi "infeliz, decepcionante e preocupante". O presidente "pouco compreende as teses democráticas", segundo comunicado publicado pelos tucanos. "Lula ignora o que se passa naquela país. Mais de 800 jornalistas já foram espancados e alguns mortos pelas instigações de Chávez para o povo ir contra os adversários políticos."
O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que o presidente Venezuela agiu de forma vingativa. "Neste caso, o precedente é perigoso. Trata-se, portanto, de uma vingança do presidente Chávez contra a TV que se mostrou contrária a seu governo. Daqui a pouco, se não se atende aos interesses do governo, não se renova mais", reclamou ele, de acordo com o comunicado de seu partido. (Eduardo Militão)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares