Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Congresso discute restrições a foro privilegiado

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Congresso discute restrições a foro privilegiado

Congresso em Foco

8/6/2007 | Atualizado às 9:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


Tribunal de Contas da União (TCU)

Órgão auxiliar do Congresso Nacional no controle externo, fiscaliza a utilização de qualquer recurso federal repassado aos Estados, Municípios, organização não-governamental e órgãos da administração centralizada. È composto de oito ministros escolhidos pelos parlamentares. Entre as diversas atribuições do TCU está a de apurar denúncias apresentadas por qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato sobre irregularidades ou ilegalidades na aplicação de recursos federais, bem como a de julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

Controladoria Geral da União (CGU)

Órgão de controle externo e interno do governo federal, tem status de ministério. É responsável por assistir direta e imediatamente ao presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. A CGU também deve exercer, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária

Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)

Vinculado ao Ministério da Fazenda, o Coaf foi criado pela Lei nº 9.613, de 03.03.98, com a finalidade de disciplinar, aplicar penas administrativas, receber, examinar e identificar ocorrências suspeitas de atividade ilícitas relacionada à lavagem de dinheiro.

Ministério Público Federal (MPF)

Fiscaliza e aceita denúncia sobre qualquer irregularidade ocorrida na ação pública das instituições. Os procuradores e promotores podem tanto defender os cidadãos contra eventuais abusos e omissões do Poder Público quanto defender o patrimônio público contra ataques de particulares de má-fé. O MPF atua nos casos federais, regulamentados pela Constituição e pelas leis federais, sempre que a questão envolver interesse público, seja em virtude das partes ou do assunto tratado. Também cabe ao MPF fiscalizar o cumprimento das leis editadas no país e das leis decorrentes de tratados internacionais assinados pelo Brasil. Além disso, o Ministério Público Federal atua como guardião da democracia, assegurando o respeito aos princípios e normas que garantem a participação popular.

Polícia Federal (PF)

Vinculada ao Ministério da Justiça, a PF tem como função principal, de acordo com a Constituição de 1988, exercer a segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Exerce, com exclusividade, as funções de Polícia Judiciária da União, de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Entre suas atribuições, está prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência. Também cabe à PF apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas.

Legislativo

Composto pelo Senado Federal, com 81 senadores, e a Câmara dos Deputados, com 513 integrantes, o Congresso Nacional fiscaliza as ações do Executivo. Além de promover mudanças legislativas, os congressistas podem requerer documentos, criar comissão parlamentares de inquérito (CPI) e convocar autoridades.

Judiciário

É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a Constituição Federal brasileira atribui a função jurisdicional. Exercido pelos juízes, possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo Legislativo, estabelecendo as devidas punições. Os órgãos judiciários brasileiros exercem basicamente dois papéis: a jurisdição e o controle da constitucionalidade.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SERVIÇO PÚBLICO

Reajuste para servidores federais: quem ganha e quanto vai custar

2

ENERGIA

Veja a íntegra da MP que reforma o setor elétrico

3

MEIO AMBIENTE

Saiba como cada senador votou no projeto do licenciamento ambiental

4

Vídeo

Homem acompanhado de crianças ameaça explodir bomba em ministério

5

CÂMARA

Oposição quer derrubar decreto do governo sobre IOF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES