Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Corregedor quer saber se Renan retificou IR

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Corregedor quer saber se Renan retificou IR

Congresso em Foco

8/6/2007 | Atualizado 9/6/2007 às 7:03

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), enviará na segunda-feira ofício à Receita Federal para saber se o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de ter despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, lobista da construtora Mendes Júnior, retificou a sua declaração de Imposto de Renda após a publicação da denúncia pela revista Veja.

Segundo reportagem publicada ontem (7) pelo Correio Braziliense, o senador somente declarou duas fazendas e parte dos rendimentos com lucros presumidos com atividade rural depois da denúncia de ligações do presidente do Senado com o lobista da construtora (leia).

Em nota, Renan negou ter feito a retificação para inflar seus rendimentos e sustentar que tinha condições de pagar pensão e aluguel para a jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

Nos documentos apresentados pelo senador ao Conselho de Ética, no qual responde a processo por quebra de decoro parlamentar em função da denúncia, não há qualquer referência a retificações no Imposto de Renda.

“Declarações de renda, inclusive já publicamente exibidas, informam todos os meus rendimentos e em nenhum momento procedi qualquer retificação para incluir rendimentos não declarados”, diz a nota divulgada pelo presidente do Senado.

Não há ilegalidade na retificação de declarações de renda enviadas à Receita. A confirmação da mudança, no entanto, enfraquece a defesa de Renan, que alega ter tirado do próprio bolso os recursos repassados à jornalista.

De acordo com o Correio, a mudança na declaração foi constatada em auditoria da Receita Federal sobre as declarações de renda de todos os envolvidos no escândalo da Operação Navalha. O presidente do Senado é citado em alguns diálogos captados pela Polícia Federal. 

O nome do senador aparece duas vezes no documento que a Polícia Federal encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para embasar as ações da Operação Navalha. De acordo com as investigações, Renan teria sido procurado para facilitar a liberação de verbas para obras de construção de canais tocadas pela empreiteira Gautama, apontada como carro-chefe do esquema, em Alagoas. (leia). (Edson Sardinha)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Partidos indicam integrantes da CPI das ONGs

Partidos indicam integrantes da CPI das ONGs

Deputados denunciam "abafa" na CPI da Navalha

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

RESOLUÇÃO DERRUBADA

Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças

2

PROTEÇÃO À INFÂNCIA

Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil

3

Crime familiar

Ex-deputado Paulo Frateschi morre esfaqueado pelo filho em São Paulo

4

Santa Catarina

Florianópolis cria triagem e dá passagem para migrante sem emprego

5

Tribuna

"Não era nada até ontem, era professora", diz Seif sobre deputada

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES