Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/5/2007 | Atualizado às 21:21
O segundo depoimento do dia na CPI do Apagão Aéreo da Câmara, do brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), frustrou mais uma vez os parlamentares da oposição. Pela manhã, a comissão ouviu o coronel Rufino Antônio da Silva, destacado pela Aeronáutica para investigar as causas do acidente entre o Boeing da Gol e o Legacy. E a reclamação foi a mesma (leia).
Nos dois depoimentos, a sessão não foi até o final. Ou seja, nem todos os inscritos, grande parte da oposição, puderam fazer perguntas. No primeiro depoimento, porque havia um acordo para encerrá-lo às 12h30. No segundo, porque havia começado a Ordem do Dia, no plenário da Câmara. O presidente da CPI, Marcelo Castro (PMDB-PI), argumentou que, de acordo o requerimento, a comissão não poderia funcionar.
A indignação da oposição foi grande. Principalmente porque, até aquele momento, só o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) tinha feito perguntas ao brigadeiro Kersul – e uma rápida e pequena intervenção de Vic Pires Franco (DEM-PA), que foi respondia. Quando Castro anunciou que precisaria encerrar os trabalhos, a gritaria foi enorme.
“Estão assando a pizza nesta CPI”, bradou Luciana Genro (Psol-RS). O presidente da comissão nem sequer permitiu que os deputados falassem no microfone, o que fez aumentar ainda mais os gritos. O brigadeiro da Aeronáutica, visivelmente aliviado, manteve um contido sorriso.
“A presidência da CPI não está empenhada em esclarecer os fatos”, disse o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG). “Isso é um cerceamento de nosso direito de inquirir. O relator ficou mais de uma hora fazendo perguntas inúteis”, emendou Luciana Genro.
O relator da CPI, Marco Maia (PT-RS), respondeu: “A oposição tem que parar de chorar e trabalhar mais”. Segundo ele, as perguntas que fez são para orientá-lo na elaboração do relatório final, que ficará sob sua responsabilidade. “Muitas vezes, as perguntas da oposição têm mais intenções políticas do que de contribuir para o esclarecimento dos fatos”, afirmou.
O deputado Marcelo Castro ressaltou que é “um servo do regimento [da Câmara]” . “Ele [o regimento] diz que, em nenhum caso, poderá funcionar uma comissão com o início da ordem do dia no plenário. Não vou deixar de cumpri-lo para agradar alguém”, disse.
Bastante desanimados, os deputados da oposição deixaram a CPI afirmando que vão apresentam novos requerimentos, reconvocando os dois membros da Aeronáutica ouvidos parcialmente hoje (17). O problema, dizem, é que há mais de 100 requerimentos para serem votados, o que vai acontecer na próxima quarta-feira.
Referência
Em quase duas horas de depoimento, o brigadeiro Jorge Kersul Filho rasgou vários elogios ao sistema de tráfego aéreo brasileiro. Disse que o sistema é referência, e ainda brincou: “Mais seguro que o transporte aéreo, só o elevador”. Houve também ponderações, como quando afirmou que, apesar da segurança, “não significa que o espaço aéreo seja infalível”.
O brigadeiro negou que haja “pontos cegos” no espaço brasileiro, e disse que os equipamentos utilizados no país não “devem nada a nenhum equipamento do mundo”. Ele reclamou, contudo, dos investimentos, que poderiam ser maiores. Antes de responder às perguntas, apresentou slides para acompanhar sua explanação sobre o sistema aéreo brasileiro. “Os dados comprovam a nossa eficiência.” Ele, contudo, não convenceu muitos deputados. (Lucas Ferraz)
Leia também
SP: deputado Clodovil recebe alta
O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) recebeu alta no início da tarde de hoje (17). Apesar de já ter deixado a clínica na qual estava internado, o parlamentar deve permanecer em repouso até a próxima segunda-feira (21). Na próxima semana, Clodovil será submetido a exames no Instituto do Coração (Incor) de São Paulo.
Segundo o boletim médico, "não há mais relato de sintomas e a pressão arterial foi controlada. Os exames laboratoriais realizados não demonstraram nenhum problema de maior gravidade até o momento". (Rodolfo Torres)
Leia mais
Clodovil X Cida
Clodovil pede desculpas às mulheres
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem
SERVIDOR LICENCIADO