Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Conselho de Ética arquiva processo de Paulo Rocha

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Conselho de Ética arquiva processo de Paulo Rocha

Congresso em Foco

16/5/2007 | Atualizado às 17:32

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais um acusado de participação no esquema do mensalão teve seu processo arquivado no Conselho de Ética da Câmara hoje (16). O deputado Paulo Rocha (PT-PA), que renunciou na legislatura passada após ser denunciado, teve o processo de cassação arquivado após aprovação do parecer do relator, deputado Paulo Piau (PMDB-MG).

Apenas o deputado Ruy Pauletti (PSDB-RS) votou contra o parecer. 

Em sua justificativa, o relator disse que, apesar de Paulo Rocha ter admitido que recebeu dinheiro do valerioduto, os votos dados a ele nas eleições de outubro do ano passado eram soberanos e não podiam ser questionados pelo conselho a não ser que surgisse um fato novo na atual legislatura.

“O Conselho de Ética está cumprindo as formalidades de legitimar a compreensão de impunidade que ele já tinha aprovado ao responder a consulta [leia mais] feita pelo PMDB, PT, PR e PP, dizendo que se a pessoa é eleita e o povo tinha plena noção de quem estava votando, ninguém pode questionar o voto que a pessoa recebeu na eleição”, explica o autor da representação contra Paulo Rocha, deputado Chico Alencar (RJ), que é líder do Psol na Câmara.

Indignado com o comportamento do Conselho de Ética, Chico Alencar diz que “com isso o conselho sepulta o processo e acaba dando um habeas corpus preventivo a todo aquele que cometer crime antes da eleição”. 

“É curioso porque o Conselho de Ética foi rigoroso na legislatura passada e teve várias decisões questionadas em Plenário e agora nem precisa ser questionado. Isso é deprimente e desestimula novas representações”, reclama o líder do Psol. “Há um acordo tácito, uma cultura da página virada e para mudar isso só a consciência do voto popular, mas isso aí só será possível para a próxima legislatura”, acrescenta.

De acordo com Chico Alencar, há na Câmara uma idéia de que, como os escândalos da legislatura passada mancharam a imagem do Congresso, é melhor não voltar a tocar nestes assuntos agora, para tentar recuperar a imagem do Legislativo.

“E é justamente o contrário. A imagem do Parlamento se recupera com rigor, austeridade e melhoria da qualidade dos gastos e com essa questão da ética e do decoro muito forte. E não como tem acontecido, com ninguém respondendo pelos atos”, argumenta Chico Alencar. “Agora o flagrante de decoro tem que ser muito visível e recente para valer uma representação”, destaca.
 
Votações adiadas

Na reunião de hoje do Conselho de Ética também foi lido o parecer do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), pedindo o arquivamento do processo contra o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), acusado de participar de esquema de desvio de recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) enquanto era ministro do Desenvolvimento Agrário.

No caso de Jungmann, o parecer do relator também destacou o fato de que as denúncias dizem respeito à época em que ele era ministro e não parlamentar.

Após a leitura do parecer, o deputado José Carlos Araújo (PR-BA) pediu vistas ao processo. Por esse motivo, a votação foi adiada e deverá acontecer na próxima terça-feira, às 14h30.

Outro processo que também teve a votação adiada foi o contra o deputado João Magalhães (PMDB-MG), acusado de participação do esquema de compra superfaturada de ambulâncias.

O relator do caso, deputado Abelardo Camarinha (PSB-SP), pediu para ser afastado da função alegando motivos pessoais. Com isso, Hugo Leal (PSC-RJ) foi designado como novo relator e terá até a próxima terça-feira para preparar seu parecer.

O processo contra João Magalhães havia sido arquivado com o fim da legislatura passada e foi reaberto no início da atual. (Soraia Costa)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Dr. Rosinha: as decisões do Parlamento do Mercosul

CPI: governo passa "rolo compressor" na oposição

Temer encontra Lula e destaca "integração do PMDB"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES