Numa eleição marcada pelo forte comparecimento do eleitor francês às urnas e pela disputa acirrada, o candidato conservador Nicolas Sarkozy e a socialista Ségolène Royal passaram ontem (23) ao segundo turno das eleições presidenciais na França.
Sarkozy teve 31,11% dos votos, enquanto Ségolène registrou 25,84% da preferência dos eleitores. Ao todo, 84,6% dos eleitores franceses votaram – 26% a mais que o percentual registrado nas eleições de 2002.
O centrista François Bayrou obteve 18,55% dos votos, enquanto o ultradireita Jean-Marie Le Pen teve 10,51% da preferência do eleitorado. Apenas os quatro tinham chances reais de seguir para o segundo turno, marcado para o dia 6 de maio.
O eleito sucederá o atual presidente, Jacques Chirac, que está há 12 anos no poder. Os dois candidatos retomam hoje a campanha para o segundo turno. Pesquisa realizada ontem pelo instituto LH2 aponta para uma vantagem inicial de Sarkozy, que teria 54% das intenções de voto, enquanto Royal teria 46% da preferência. (Edson Sardinha)