O ministro da Justiça, Tarso Genro afirmou ontem (17), em Porto Alegre (RS), que vai reorganizar o Gabinete Nacional de Segurança Pública, que está atualmente desativado, como seu primeiro ato no cargo.
"Vamos ter uma ação conjunta com os estados que certamente vai beneficiar a todos os cidadãos", disse.
Conforme explica reportagem da Agência Estado, Tarso foi recebido pelo secretário de segurança do Rio Grande do Sul, Ênio Bacci, em um hotel no centro da capital gaúcha. O secretário nacional de segurança pública, Luiz Fernando Corrêa, também estava presente ao encontro.
"Muitos técnicos e especialistas já trabalham sobre isso. E acho que isso é perfeitamente possível, e há exemplos positivos dessa política de integração de segurança com as políticas sociais. Desde as mais rudimentares, como fechar os bares em determinada hora em certas regiões, até as crianças na pré-adolescência serem integradas em programas sociais e educacionais do governo municipal", disse.
O ministro também garantiu que o governo vai tentar conseguir mais recursos para a construção de presídios federais: "Devemos arrumar mais dinheiro para isso e, ao mesmo tempo, ajudar com a qualificação técnica, dar sustentação ao trabalho dos governadores para melhorar o sistema prisional dos estados. E o nosso programa de presídios federais vai continuar e ser ampliado", afirmou.