Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mantega espera que país tenha juro real de 5%

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mantega espera que país tenha juro real de 5%

Congresso em Foco

10/3/2007 9:47

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que espera que o Brasil reduza os juros reais a 5% nos próximos anos. Segundo o ministro, a redução em 0,25 ponto percentual da taxa Selic nesta semana satisfez o governo porque sinaliza a tendência de queda dos juros e crescimento econômico, especialmente no momento em que os mercados internacionais enfrentam turbulência.

“A minha expectativa é de que ao longo dos anos o Brasil tenha juro real compatível com o de outros países, ou seja, taxa de juro real de 5%”, disse Mantega ontem, em Buenos Aires, onde participou de encontro com a ministra da Economia argentina, Felisa Miceli.

De acordo com a Agência Estado, o ministro afirmou que vê com satisfação o crescimento de 8% a 10% da Argentina, porque isso significa que o país vizinho vai comprar mais produtos brasileiros e também exportar mais para o Brasil. “É claro que gostaríamos também de crescer 8%. Mas a realidade e a trajetória de um país e de outro são diferentes”, afirmou. “O Brasil não tem condições de crescer a 8%, mas tem de crescer a 5% de forma sustentável. Tanto tem que em 2007 a economia já está crescendo a 4%”, ressaltou.

Os dois ministros anunciaram que a partir de 1º de julho entrará em funcionamento o novo sistema de pagamentos em peso e em real no comércio bilateral. “Este será o primeiro passo para uma integração também financeira”, disse Mantega.

A eliminação do dólar ressalta, na avaliação do ministro, a importância das moedas de ambos os países. “Não necessitamos nos referenciar em outra moeda. Essa nova regra está reduzindo custos, eliminando a intermediação e facilitando o comércio entre os dois países.”

Mantega informou ainda que aceitou convite da ministra para que o Brasil integre a comissão Argentina-Venezuela para estudar o melhor caminho para criação do Banco do Sul. Os ministros também acertaram discutir uma reforma do acordo de bitributação entre os dois países.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lacerda adia saída e fica mais três meses à frente da PF

Deputado propõe indenização a vítimas de bala perdida

Bush é recebido sob protestos no Uruguai

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES