Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado propõe indenização a vítimas de bala perdida

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado propõe indenização a vítimas de bala perdida

Congresso em Foco

10/3/2007 8:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) anunciou que vai apresentar na próxima semana um projeto de lei que prevê indenização às vítimas de balas perdidas durante operações policiais. Pela proposta, o pagamento ficará sob responsabilidade dos governos estaduais. O ressarcimento deve levar em conta a expectativa de vida da vítima, podendo chegar até o teto de mil salários mínimos (R$ 350 mil).

"Se a família achar que deve receber mais, terá de recorrer à Justiça", disse o deputado, que também é juiz federal. Dino contou que  chegou a esse valor partindo da jurisprudência a respeito do dano moral, informa o jornal O Estado de S.Paulo.

O objetivo da proposta, segundo ele, é evitar que as famílias de vítimas sofram duplamente: com a morte do parente e lutando na Justiça pela indenização. "Presume-se responsabilidade do Estado. Ele tem de pagar. Se posteriormente descobrir de onde partiu o tiro, vai cobrar do agressor", afirmou Dino, ex-secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-coordenador do gabinete montado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para consolidar as propostas da reforma do Judiciário.

O anúncio do novo projeto de lei foi feito na primeira audiência pública realizada na Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) a respeito das propostas que alteram o Código Penal e o Código de Processo Penal.

Só nesta semana, cinco pessoas foram atingidas por bala perdida no Rio. Duas delas morreram: uma menina de dois anos, na Vila Vintém, em Padre Miguel, na zona oeste, e uma adolescente de 13 anos, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte. A garota foi atiginda durante troca de tiros entre policiais e traficantes.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Bush é recebido sob protestos no Uruguai

Lula quer criar rede pública de TV nos moldes da BBC

PAC atinge áreas que governo diz querer conservar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES