Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/3/2007 | Atualizado 8/3/2007 às 6:47
Diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher ocorreram hoje (7), no Salão Nobre da Câmara. O evento contou com a participação da cantora maranhense Rita Ribeiro.
Após o show, foi entregue o Diploma Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós, que foi a primeira deputada brasileira. Também foi lançado um livro sobre legislação feminina e entregue uma placa comemorativa a Vilma Pereira, que trabalha há 35 anos na Taquigrafia e é a servidora mais antiga da Câmara.
A bancada feminina escolheu cinco homenageadas para receber o diploma:
Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal;
Maria da Penha, biofarmacêutica, vítima de violência doméstica cujo caso deu origem à lei que leva seu nome;
Míriam Tsibodowapré, a Míriam Terena, líder indígena responsável pela criação da primeira organização de mulheres indígenas do País, o Conselho Nacional de Mulheres Indígenas (Conami);
Ana Maria Rizzante Gallazzi, italiana radicada no Brasil desde 1977 como missionária da Igreja Católica. Atua na Comissão Pastoral da Terra do Amapá, e
Irmã Louis Marie de Jesus Sagesse, a Irmã Marie, nascida na Bélgica e batizada originalmente como Zelie Culée, é freira da Congregação das Filhas da Sabedoria. Vive há 30 anos no Brasil e atua na área de ação social em favor dos pobres e carentes de São Paulo.
Congresso presta homenagem às mulheres
O Congresso Nacional entregou hoje (7) o diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz a cinco brasileiras que se destacaram na defesa dos direitos da mulher. As homenageadas desta edição foram: Beatriz Moreira Costa, Sueli Batista dos Santos, Ivana Farina Navarrete Pena, Maria Yvone Loureiro Ribeiro e Moema Libera Viezzer. A homenagem, que antecede o Dia Internacional da Mulher, foi criada em 1998.
Maria Beatriz, a mãe Beata, é sacerdotisa suprema Ialorixá Iorubá e se destacou na luta contra o racismo. A jornalista e professora Sueli dos Santos fundou o primeiro jornal feminino do Mato Grosso. A promotora de Justiça de Goiás Ivana Farina foi homenageada por sua luta em defesa dos direitos humanos. Maria Yvone fundou a Sociedade Alagoana de Defesa dos Direitos Humanos. Moema Libera é pesquisadora e criadora da Rede Mulher na Educação.
Na cerimônia de premiação, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente da sessão e coordenadora da bancada feminina no Congresso, frisou que o Dia da Mulher não é apenas uma data de comemoração, mas uma “convocação à consciência universal acerca da necessidade de se estabelecer uma sociedade que não aceite qualquer espécie de discriminação”.
“Essas cinco mulheres representam todas as mulheres do país”, disse. Participaram da cerimônia a presidente Psol, a ex-senadora Heloísa Helena (AL), o deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) e a mulher do vice-presidente José Alencar, Mariza Gomes.
Na Câmara
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara, afirmou que a Casa tem compromisso com a emancipação feminina. "Reafirmamos o engajamento da Câmara para colocar o Brasil na vanguarda da luta internacional pelos direitos da mulher", disse o presidente, na abertura de sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado amanhã.
Chinaglia ressaltou que a desigualdade entre homens e mulheres no Brasil é agravada pelo contexto das desigualdades sociais. "Considerando que o preconceito anula as possibilidades de emancipação da mulher, constatamos a existência de um círculo perverso, que condena a mulher brasileira pobre ao processo de exclusão social", disse.
A proposta de realização da sessão partiu das deputadas Rita Camata (PMDB-ES), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Luiza Erundina (PSB-SP). "Precisamos conquistar espaço de poder nos partidos, nas instituições políticas, na sociedade, nas mesas diretoras da Câmara e do Senado", disse Erundina.
Ela também defendeu a importância de assegurar espaço para a mulher na reforma política, explica a Agência Câmara. "Queremos igualdade de direitos, principalmente igualdade de espaço político, para que nossa cidadania política seja assegurada e respeitada", disse. (Carol Ferrare e Rodolfo Torres)
Leia outras notícias publicadas hoje (7)
José Múcio é oficializado como líder do governo
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara, leu hoje (7) uma carta assinada pelo presidente Lula na qual concede à função de líder do governo na Câmara ao deputado José Múcio (PTB-PE). O novo líder agradeceu a confiança do presidente Lula. “A sociedade espera que nós façamos o que não fizemos na última legislatura. Tudo depende dos líderes desta Casa”, disse o novo líder do governo.
Chinaglia pede para recolher faixa anti-Bush
O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), pediu hoje (7) para que uma faixa contrária à visita do presidente Bush fosse recolhida do plenário da Câmara. O líder americano vai se reunir na próxima sexta (9), em São Paulo, com o presidente Lula.
“Bush não é bem-vindo”, dizia a faixa. Hoje pela manhã, manifestantes do Psol queimaram um boneco que representava o presidente americano, George W. Bush, em frente ao Congresso Nacional. (Leia mais) "Queremos reafirmar nosso compromisso com a defesa da soberania nacional. Portanto, George Bush não é bem-vindo", declarou a deputada Luciana Genro (Psol-RS).
”Para esse tipo de manifestação existe a rua”, argumentou o petista.
Chinaglia se compromete a votar projeto ligado à saúde
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara, abriu hoje (7) a primeira reunião da Frente Parlamentar da Saúde deste ano. O petista reafirmou que colocará em votação o projeto de lei que vincula recursos federais, estaduais e municipais para a área de saúde. A informação é da Agência Câmara.
"Sabemos o que significa a luta de décadas por um sistema de saúde para o país. Nossa legislação é uma referência, uma conquista do povo brasileiro, mas ainda não foi traduzida integralmente em atendimento de qualidade como desejamos", afirmou.
Segundo Chinaglia, áreas como moradia e saneamento têm impactos diretos na saúde, e devem ser incluídas no sistema nacional de saúde. "No tema da saúde,
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil