Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/2/2007 | Atualizado às 12:17
Em discurso feito há pouco, no plenário do Senado, o presidente da Casa e candidato à reeleição, senador Renan Calheiros (PMDB-AM), defendeu a independência do Congresso em relação aos governos. “Nosso patrão é a sociedade, e não os governos”, afirmou. Para o peemedebista, “não há democracia sem Congresso forte, autônomo e independente”.
Candidato do governo, Renan acrescentou que o Senado agiu de “forma firme e tempestiva” para colocar um “freio” nas medidas provisórias (MPs). Ele lembrou que, entre 2004 e 2006, as MPs chegaram a trancar 71% das sessões. E citou melhorias que os senadores fizeram em algumas delas.
Destacou ainda o fato de o Congresso – cuja presidência ele acumula com a do Senado – ter reduzido o índice de leis de iniciativa do Executivo (de cerca de 80%, em anos anteriores, para 67% em 2006). "Independência é prática, não discurso", completou.
Ao saudar os 27 novos senadores, ressaltou que o Senado é a “casa da Federação” e disse: “Aqui todos os estados são iguais, todos os senadores são iguais. (...) Não existem senadores de segunda fileira”.
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem