Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/1/2007 17:45
O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) ingressou na Corregedoria da Câmara pedindo a abertura de processo contra o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).
O petista pede a cassação do mandato do parlamentar pernambucano com base na denúncia do Ministério Público do Distrito Federal que acusa Jungmann de integrar um esquema que teria desviado R$ 33 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário de 1998 a 2002, período em que o deputado do PPS era ministro.
De acordo com reportagem de Andreza Matais, da Folha Online, Valverde também pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue a denúncia.
O petista nega que tenha atendido um pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que teve o mandato cassado em 2005. "Não se trata de uma retaliação. Foi uma convicção pessoal minha. Não consultei nem ao partido", declarou.
"O deputado foi vice-presidente da CPI dos Sanguessugas e um dos parlamentares mais veementes contra deputados acusados, muitos sem nenhuma prova. Agora vai ter que responder sobre as denúncias que o atingem", complementou.
De acordo com a assessoria da Câmara, a representação contra Jungmann será analisada na próxima legislatura.
O lado de Jungmann
Jungmann pediu para ser investigado pelo Conselho de Ética da Câmara sete dias antes de o deputado Valverde solicitar a abertura do processo. O parlamentar preferiu não comentar sobre as especulações de que Dirceu estaria envolvido na representação.
"O deputado Valverde é um seguidor do José Dirceu, é um bate-pau do Dirceu. Isso é de conhecimento público e notório e cada um tire suas conclusões", disse.
Temas
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem