Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Diferença entre Aldo e Chinaglia é apertada,diz jornal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Diferença entre Aldo e Chinaglia é apertada,diz jornal

Congresso em Foco

11/1/2007 | Atualizado às 8:34

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Enquete realizada pelo jornal Estado de S. Paulo revela que se a eleição para a presidência da Câmara fosse hoje, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) seria o vitorioso com 131 votos dos entrevistados, ou 35,9%. O atual presidente da Casa e candidato à reeleição, Aldo Rebelo (PC do B-SP), ficaria com104 votos, ou 28,5% do eleitorado.

O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 10 de janeiro. Dos 513 deputados, 365 deputados aceitaram responder a pesquisa, sob a condição de não terem o nome publicado. O repórter Guilherme Scarance conta que além da diferença de apenas 27 votos entre os adversários, a enquete mostrou que 124 deputados (34% dos entrevistados) ainda não sabem em quem vão votar na eleição, marcada para 1º de fevereiro.

Segundo a enquete, Chinaglia ganharia em 12 estados (AC, ES, GO, MG, MS, PA, PI, PR, RJ, RO, RS, SC) e Aldo em outros 12 (AL, AM, AP, BA, CE, MA, PB, PE, RN, RR, SE e SP). No Distrito Federal e em Mato Grosso, eles estão empatados.No Tocantins nenhum deputado declarou voto nos candidatos.  Dos 365 deputados entrevistados, seis declararam que pretendem votar em branco (1,6%).

“Pelo menos outros três fatores ainda podem mudar o rumo da disputa. Um seria o lançamento de um terceiro candidato, apoiado pelos parlamentares descontentes com os dois nomes. O segundo seria a desistência de Chinaglia, atendendo a apelos do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a busca de consenso na base aliada. O terceiro ingrediente é o voto secreto, que permite mudanças de voto e deserções até o último momento”, avalia o jornalista.

De acordo com o repórter, o apoio do PMDB à candidatura de Chinaglia, já anunciado, foi um dos exemplos de que o eleitorado não é fiel. “Embora a votação interna do partido tenha terminado em 46 votos a 11 em favor do deputado do PT, partidários da reeleição de Aldo já avisaram que a questão não está definida e nem mesmo o presidente da legenda, deputado Michel Temer (SP), pôde garantir o apoio integral de seus comandados”.

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Financiamento privado

Políticos na "lista suja"

Acusados de trabalho escravo financiaram 16 políticos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES