Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/1/2007 14:30
O ex-ministro José Dirceu negou hoje (9) que a candidatura do líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), à presidência da Casa, seja uma articulação entre ele e a ex-prefeita Marta Suplicy. A acusação foi feita ontem (8) pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE).
Dirceu falou à rádio Eldorado e afirmou que a candidatura de Chinaglia é unanimidade na bancada do PT e na direção do partido.
"Não tive nenhuma participação nessa decisão. Não sou nem deputado nem dirigente do PT", disse. De acordo com Dirceu, Chinaglia tem ainda o apoio da maioria do PMDB. "As declarações do presidente do PMDB, Michel Temer, são claras, deixando evidente que essa terceira via é inviável", afirmou.
O deputado cassado também afirmou que a candidatura alternativa à presidência da Câmara é uma “candidatura da oposição travestida de terceira via”. "Essa terceira via não é terceira via, pois o deputado Raul Jungmann foi ministro do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e é aliado do PSDB e da oposição. É uma candidatura da oposição travestida de terceira via", analisou.
"Tentar deslegitimar a candidatura de Arlindo Chinaglia ou de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) porque eles são de partidos que apóiam o governo não fica bem para o deputado Raul Jungmann e para nenhum desses deputados", disse.
Segundo Dirceu, a oposição tem direito de tentar eleger o presidente da Câmara, mas sem o pretexto de moralizar a Casa.
"Essa plataforma que eles apresentaram não é exclusiva deles. A bancada do PT apóia essa plataforma de adotar todas essas medidas que a Câmara precisa adotar. Não é verdade que essa bandeira da moralidade é apenas desses deputados", afirmou.
"Na verdade não existe essa candidatura alternativa e não existe esse movimento. Esses deputados, que aliás não são 30, como disse o próprio deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que participou da reunião, não têm força na Câmara ainda que tenham legitimidade para disputar a presidência", concluiu.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição