Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/12/2006 5:17
Os senadores aprovaram ontem o projeto que inicia a quebra do monopólio estatal e abre caminho para a privatização do setor de resseguros. Como o texto já havia passado pela Câmara, a proposta segue agora à sanção presidencial.
A primeira tentativa de privatização do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) foi feita no governo FHC, que conseguiu, em 1997, tirar da Constituição o monopólio estatal nos resseguros, como foi feito no petróleo, na energia elétrica e nas telecomunicações.
O IRB tem patrimônio de R$ 1,8 bilhão, acionistas privados e o monopólio do mercado de resseguros, operações pelas quais as seguradoras se protegem do risco de terem de pagar prêmios superiores a sua capacidade financeira.
Enquanto esteve na oposição, o PT obstruiu na Justiça a regulamentação necessária para pôr em prática a abertura do setor. No governo, Lula não só retomou a proposta como tratou de corrigir as fragilidades jurídicas das quais seu partido se aproveitara.
A abertura do setor ganhou força no ano passado, quando diretores da estatal foram envolvidos no escândalo do mensalão, em denúncia do então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), responsável pela indicação de alguns deles.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes