Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STF derruba cláusula de barreira

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF derruba cláusula de barreira

Congresso em Foco

7/12/2006 | Atualizado às 19:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou hoje (7) a cláusula de barreira, regra que restringe o funcionamento de partidos que tiveram pouca votação nas eleições deste ano. A corte entendeu que a regra fere a Constituição. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao anunciar sua decisão, Marco Aurélio classificou a regra como “esdrúxula, extravagante e incongruente”. “É injusto porque coloca na vala comum partidos como o PPS, o PC do B, o PV e Psol, que não podem ser tidos como partidos de aluguel”, disse ele.

A cláusula de barreira passou a vigorar este ano. A regra prevê que partidos que obtiveram menos de 5% dos votos nacionais para deputado federal e menos de 2% em nove estados não terão direito ao chamado funcionamento parlamentar. Na prática, eles perderiam o direito a vagas de liderança em comissões nas casas legislativas. Também teriam direito a somente 1% do chamado fundo partidário – principal fonte de receitas dos partidos – além de 1 minuto por semestre para propaganda no rádio e televisão.

Apenas sete partidos superaram a restrição: PT, PMDB, PFL, PSDB, PP, PDT e PSB. O relator citou o vice-presidente da República, José Alencar (PRB), e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ambos filiados a partidos que não venceram a cláusula de barreira. Outro que também esbarrou na regra foi o Psol, da senadora Heloísa Helena.

“A partir do momento em que se admite que o partido sobreviva, mas sem funcionamento parlamentar, se tem a asfixia desses partidos”, afirmou. A cláusula de barreira foi aprovada pelo Congresso em 1995 para ter validade nas eleições deste ano (
leia mais).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo vai duplicar equipamentos para controlar vôos

Ministro considera cláusula de barreira "esdrúxula"

Câmara promulga voto eletrônico para cassações

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES