Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/11/2006 | Atualizado 1/12/2006 às 6:45
Durante discurso na I Cúpula entre América do Sul e África, em Abuja, na Nigéria, o presidente Lula pediu apoio para garantir a ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
"Precisamos adaptar as instituições aos nossos tempos. O Conselho de Segurança reflete uma ordem internacional que não existe mais. Sua ampliação, com novos assentos permanentes e não-permanentes, para países em desenvolvimento, é a chave para torná-lo mais legítimo e democrático", afirmou.
O presidente ressaltou a importância do encontro. "Esta cúpula abre um novo capítulo na história das relações sul-sul. Duas regiões em desenvolvimento se reúnem por vontade política própria, sem intermediários. Se queremos outra globalização, menos desigual, mais solidária, precisamos construir parcerias estratégicas que atendam os países mais pobres".
O presidente da Líbia, Muamar Khadafi, também pediu modificações no Conselho de Segurança da ONU. "É hora de acelerarmos o passo e vencer desafios, deixando de ser apenas fornecedores de matérias primas e nos tornarmos industrializados", disse o líder líbio.
Antes da reunião, o presidente Lula e Khadafi tomaram café da manhã juntos. Na ocasião, eles discutiram as relações bilaterais e decidiram que vão exigir mais vagas permanentes para os países em desenvolvimento no Conselho de Segurança da ONU.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem