Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/11/2006 16:26
Reunido em São Paulo, o Diretório Nacional do PT aprovou hoje a antecipação do 3º Congresso Nacional do partido, nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2007 no Distrito Federal. O evento, que estava marcado para o final de dezembro, será realizado para discutir as perspectivas do partido para o futuro do país, o socialismo petista e o modo de funcionamento da legenda nos próximos anos.
No congresso também deve ser discutida a criação de um código de ética para o PT. "Só o congresso pode definir normas, acho que pode ser muito útil", afirmou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.
Os dois primeiros congressos do PT foram realizados em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, em 1991, e em Belo Horizonte (MG), em 1999. Além do debate interno, o documento convocatório do 3º Congresso prevê o "diálogo com os partidos aliados, com os movimentos sociais e com a intelectualidade crítica."
Ontem, o Diretório Nacional aprovou resolução em que aprovou o diálogo com os partidos aliados, mas condenou o fisiologismo. O texto afirma ainda que a oposição "tentou impor ao governo uma pauta política, que foi derrotada nas eleições, assim como influenciar a composição do governo". E acusa a oposição e setores da mídia de difundirem a idéia de que haverá uma "despetização" no segundo governo Lula.
O presidente nacional do PT, Marco Aurélio Garcia, deixou a reunião demonstrando satisfação com o resultado do encontro. "Houve um movimento convergente", afirmou. "Há muito tempo não tínhamos uma reunião do diretório nacional tão positiva."
Leia abaixo a íntegra da convocatória:
"CONVOCATÓRIA DO III CONGRESSO
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunido em São Paulo nos dias 25 e 26 de novembro, na sua primeira reunião após a reeleição do Presidente Lula - momento singular de afirmação da democracia -, resolve convocar o III Congresso do Partido dos Trabalhadores.
Esta convocação deriva da resolução do 13º Encontro Nacional do PT, realizado entre os dias 28 e 30 de abril de 2006.
O Diretório Nacional convoca o III Congresso para os dias 6, 7 e 8 de julho de 2007, no Distrito Federal.
As vitórias eleitorais conquistadas pelo povo brasileiro, com a participação do PT e com destaque para a reeleição do Presidente Lula, criaram um ambiente propício para realizarmos um debate amplo, fraterno e construtivo acerca dos desafios do nosso partido, que são também os grandes desafios postos para nosso povo: a conquista da soberania nacional, a democratização política, o desenvolvimento com igualdade social. Desafios que nosso Partido quer enfrentar, na perspectiva da construção do socialismo democrático.
O processo de preparação do III Congresso deve ocupar imediatamente a atenção de todos os nossos militantes e filiados.
O I Congresso, realizado em São Bernardo do Campo (SP) entre 27 de novembro e 1º de dezembro de 1991, abordou os seguintes temas: a) Socialismo, concepção e caminhos de sua construção; e b) Concepção e prática de construção e atuação partidária. Ao final, o I Congresso aprovou resoluções sobre Socialismo, Partido e Conjuntura.
O II Congresso, realizado em Belo Horizonte (MG) entre os dias 24 e 28 de novembro de 1999, teve como pauta: a) Vinte anos do Partido dos Trabalhadores; b) O Programa do PT; c) O momento atual e nossas propostas; e d) O PT: Concepção de partido e funcionamento. Ao final, o II Congresso aprovou o Programa da Revolução Democrática e reafirmou a resolução intitulada "O socialismo petista", que fora aprovada pelo 7º Encontro Nacional, realizado em São Paulo entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 1990.
O III Congresso tratará da Construção do PT como instrumento político da classe trabalhadora e da atualização do Projeto Democrático, Popular e Socialista para o Brasil.
As diferentes etapas dos debates do III Congresso lançarão um olhar sobre toda a nossa história, de construção partidária, de lutas sociais, de solidariedade internacional, de presença nas instituições legislativas e executivas. Lançará um olhar, em especial, sobre a experiência do primeiro mandato do Presidente Lula.
Os debates do III Congresso terão como propósito nos preparar para enfrentar os desafios do presente e do futuro, entre os quais destacamos a responsabilidade de governar o país por mais um mandato, preparando o terreno para um ciclo longo de desenvolvimento sustentado.
Para atingir estes objetivos, os debates do III Congresso envolverão o conjunto dos petistas, mas também o diálogo com os partidos aliados, com os movimentos sociais, com a intelectualidade crítica, com todos aqueles que lutam para o fortalecimento da democracia no Brasil, para sua inserção soberana no mundo e para torná-lo uma nação mais justa.
A pauta do III Congresso será a seguinte:
1) O Brasil que queremos
2) O Socialismo Petista
3) PT: Concepção de partido e funcionamento.
No dia 10 de fevereiro de 2007, quando comemoraremos o 27º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores, realizaremos o lançamento do III Congresso."
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros