Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/10/2006 | Atualizado às 21:01
Em pronunciamento realizado esta tarde no plenário do Senado, o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), leu nota em que reafirma o compromisso do partido de se manter firme no papel de oposição "responsável, séria e fiscalizadora". O documento foi divulgado após reunião da Executiva nacional do partido (leia mais).
Leia a íntegra da nota:
"O PFL acata e respeita a decisão do voto popular. O povo escolheu quem exercerá o poder em seu nome, prerrogativa democrática essencial.
Assim como entende que caberá à Justiça eleitoral, no âmbito do estado de direito, sem qualquer politização, decidir sobre processos em andamento.
A democracia é um avanço da civilização e engrandece a todos. Tanto aos vitoriosos - contemplados com as honras e responsabilidade do exercício do poder, nos limites da Constituição, das leis e da moralidade - quanto aos perdedores, papel em que o PFL se enquadra neste momento, sem ódios ou projetos revanchistas; com sincera humildade, sabendo que cabe à oposição manter viva a chama da esperança e da alternância.
O PFL, com sua expressiva representação, tanto nacional como estadual e municipal, aceita, mais uma vez, com honra e altivez, o papel de oposição, não como condenação - pois não cometeu crimes, não se corrompeu, não se deixou subornar por cargos ou barganhas - mas como mandato atribuído por parcela considerável dos eleitores e que deve exercê-lo, através das tribunas populares, da imprensa e das largas, numerosas e imperativas prerrogativas do Congresso Nacional. Considera que lhe cabe vigiar, denunciar e, sem ressentimentos ou prevenções, fazer propostas de interesse público.
Aos nossos candidatos, filiados, eleitores e aliados, especialmente a Geraldo Alckmin e José Jorge, candidatos a presidente e vice-presidente da República, o PFL tributa seu reconhecimento pelo empenho, competência e coragem;
Às eleitoras e eleitores, que não se deixaram enganar por mentiras;
Aos que não aceitaram admitir o pregão irresponsável e odioso de que este país está dividido em pobres e ricos, nordestinos e sulistas, interioranos e urbanos, brancos e negros - o insidioso jogo dos que intrigam para trair a todos, e de todos se beneficiam;
Aos que continuam militando e apoiando o PFL como partido moderno, centro-reformista, de combate igual aos reacionários e aos invasores de terras, aos anacrônicos econômicos que impedem o crescimento e aumentam o desemprego, aos corruptos e aos que fingem puni-los;
A todos o PFL agradece a confiança e se compromete a continuar combatendo pela liberdade, pelo desenvolvimento, pela democracia e pela moralidade pública.
Senador Jorge Bornhausen
Presidente nacional do PFL"
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação