Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/9/2006 | Atualizado às 3:42
Aproximadamente 300 integrantes da Via Campesina estão acampados em frente à fazenda do deputado Abelardo Lupion (PFL-PR), em Santo Antônio da Platina (PR). O movimento declarou que a ação é contra "a corrupção no agronegócio". Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) diz que a organização quer a cassação do mandato do pefelista, ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR) e um dos coordenadores da bancada ruralista na Câmara, por "crimes contra o patrimônio público".
Os sem-terra alegam que Lupion "ganhou a fazenda (Santa Rita) da Monsanto, em troca de apoio no Congresso Nacional para aprovação de emenda à medida provisória que autoriza o uso do glifosato como herbicida na soja geneticamente modificada".
O deputado, que preside a Comissão da Agricultura da Câmara, negou ter ganhado a propriedade da Monsanto, multinacional de sementes e biotecnologia e fabricante do glifosato. Em nota, a empresa disse em nota que vendeu a área para Lupion. Segundo o MST, Lupion "ganhou" a propriedade porque "pagou apenas um terço do valor do imóvel".
Temas