Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/9/2006 9:54
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve anunciar hoje (12) um pacote de medidas para incentivar o crédito habitacional e a construção civil. Dentre as propostas que deverão ser apresentadas, a principal será o financiamento das construtoras que fizerem moradias para a população de baixa renda.
De acordo com dados do governo, mais de 80% do déficit habitacional do país se concentra nas famílias com renda até três salários mínimos. Por isso, a intenção da medida será liberar recursos para que as construtoras possam fazer e comercializar os imóveis.
O pacote ainda prevê a concessão de crédito consignado para a compra de imóveis, com desconto na folha de pagamento. Essa alternativa possibilitará aos bancos oferecerem à classe média financiamentos não corrigidos pela Taxa Referencial (TR). Atualmente, a maioria dos contratos estabelece a cobrança da TR mais 12% ao ano. Com a medida, os bancos poderão cobrar somente os 12% anuais.
Outro anúncio deverá ser sobre a redução dos impostos de alguns produtos utilizados no acabamento das residências (como caixas-d'água, chuveiros, vidros etc.). Por fim, o setor deverá ser incluso na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para alcançar esses fins, o ministério pretende liberar R$ 5 bilhões para o setor no prazo de quatro anos, sendo que R$ 1 bilhão será entregue ainda este ano (os recursos virão do Orçamento Geral da União e de fundos como o FAT e o FGTS).
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso