Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/9/2006 | Atualizado às 18:45
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso do presidenciável do PCO, Rui Costa Pimenta, contra a decisão que anulou o registro da candidatura dele, em agosto.
A ação, um agravo de instrumento (AI) que ainda não tem relator no Supremo, foi protocolada por Pimenta na última quarta-feira no TSE. A corte negou o registro porque o candidato não entregou a prestação de contas da campanha de 2002 à Justiça Eleitoral dentro do prazo previsto em lei, que é de 30 dias após às eleições.
Pimenta tentou recorrer da decisão que anulou sua candidatura e protocolou, no início, um recurso extraordinário no TSE para que a matéria fosse analisada pelo STF. Mas o presidente da corte, ministro Marco Aurélio de Mello, negou a subida do recurso ao Supremo. Então, os advogados de Pimenta entraram com um agravo de instrumento (recurso) para fazer com que o caso subisse diretamente para o STF.
Embora a candidatura do PCO tenha sido cancelada, o partido continua com espaço no horário eleitoral gratuito porque a perda dos direitos de candidato só ocorre após a ação ter transitado em julgado.
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília