Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Economia brasileira deve crescer 1,7% em 2024, projeta CNI

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Economia

Economia brasileira deve crescer 1,7% em 2024, projeta CNI

A CNI projeta crescimento de 1,7% em 2024 para a economia do país. Outra estimativa do órgão é que o PIB cresça em 3%, como em 2022.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Pedro Sales

14/12/2023 14:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A CNI projeta crescimento na economia de 1,7% para 2024 e aponta que o PIB para este ano crescerá em 3%. Foto: Markus Spiske (via Unsplash)

A CNI projeta crescimento na economia de 1,7% para 2024 e aponta que o PIB para este ano crescerá em 3%. Foto: Markus Spiske (via Unsplash)
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta crescimento de 1,7% em 2024 para a economia do país. Os dados foram divulgados pela entidade nesta quinta-feira (14). A CNI também estima que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 3% este ano, mesmo nível registrado em 2022. Para a confederação, esse crescimento ainda não é suficiente para o início de um novo ciclo de desenvolvimento econômico.  “Grande destaque para o crescimento de 3% é o setor agropecuário”, explicou o gerente executivo de economia da CNI, Mário Sérgio Teles. “O grande crescimento da agropecuária vem do aumento da safra e também por uma redução de custos na agropecuária que aumenta o valor adicionado do setor”.  [caption id="attachment_587594" align="alignnone" width="516"] Estimativa de crescimento do PIB. Créditos: CNI/Reprodução[/caption]   Segundo o documento produzido pela CNI, intitulado “Economia Brasileira 2023-2024”, a agropecuária deve registrar crescimento de 15,1%. O setor de serviços, 2,3%, enquanto o setor industrial deve apresentar o mesmo crescimento de 2022, 1,5%. O gerente executivo ainda aponta que, dentro da indústria, os maiores crescimentos previstos são da extrativa (7,1%) e serviços industriais de utilidade pública, como água e esgoto (5,5%). Por outro lado, a indústria de transformação (-0,7%) e de construção (-0,6%) registraram queda. 
  • Leia o informe na íntegra
Outro ponto analisado pelo documento é a inflação. Nessa quarta-feira (13), o Banco Central reduziu a taxa de juros Selic, principal instrumento de controle inflacionário, para 11,75% ao ano. Para a CNI, mesmo com a redução, trata-se de uma política monetária muito “contracionista”, isto é, a taxa ainda não estimula tanto o crescimento econômico. Sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que demonstra a inflação no consumo, a expectativa é que seja mantida a queda inflacionária, com o índice atingindo 3,9% em 2024. O presidente da Confederação, Ricardo Alban, acredita que fatores como uma economia sustentável são fundamentais para o país atingir o crescimento projetado pelo órgão. “O crescimento sustentado da economia está diretamente ligado ao aumento do investimento. E a agenda da economia verde, da sustentabilidade, da pesquisa e inovação, da transformação digital, indica o caminho para que o Brasil atraia indústrias e desenvolva infraestrutura para fazer a transição para uma economia de baixo carbono”, declarou.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PIB economia cni inflação IPCA

Temas

País Notícia

LEIA MAIS

extrema-direita

Vídeo: Bolsonaro defende na Argentina o que sempre desprezou, a democracia

Governo Federal

PF faz operação contra suspeito de invadir rede social de Janja

Supremo Tribunal Federal

Flávio Dino vai herdar 344 processos ao assumir no STF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES