Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/12/2010 17:03
Renata Camargo
A bancada do PT definiu hoje (7) que o nome para disputar a presidência da Câmara no próximo ano será anunciado na próxima semana. Os petistas ainda não têm consenso quanto ao nome e é possível que a escolha seja feita no voto.
"O ideal é consenso, se der tempo de construir esse consenso. Há nomes sendo construídos na bancada e fora da bancada. Qualquer deputado pode se lançar presidente", disse o deputado Arlindo Chinaglia (SP), ex-presidente da Câmara, que tem sido cotado como um possível candidato.
Estão também na disputa interna do partido, o atual líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), e o vice-presidente da Câmara, Marco Maia (RS). O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (SP), que havia sinalizado interesse em voltar ao cargo, retirou a candidatura.
Após a definição da bancada, o PT precisará buscar apoio de outros partidos para evitar reações e disputas no dia da eleição, que ocorre em 1º de fevereiro de 2011. Partidos da base estão reagindo ao acordo montado pelo PT e pelo PMDB de alternar no comando da Casa.
Isso porque PT e PMDB, os dois maiores partidos da Casa, firmaram um acordo pelo qual a presidência da Câmara será dividida entre as duas bancadas com alternância. Esse acordo já existe na atual legislatura.
Segundo o entendimento dos dois maiores grupos partidários, no primeiro biênio - fevereiro de 2011 a janeiro de 2013 -, a Câmara será presidida por um deputado do PT e no segundo biênio - fevereiro de 2013 a janeiro de 2015 -, por um peemedebista.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora