Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/12/2010 16:55
Renata Camargo
Pressionado pela bancada ruralista, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), admitiu apoiar a votação do pedido de urgência do projeto de lei que institui o novo Código Florestal brasileiro. Vaccarezza, que esteve reunido pela manhã com representantes da bancada ruralista, afirmou que "um bom acordo" seria votar a urgência neste ano e apreciar a matéria no ano que vem.
Vaccarezza afirmou ao Congresso em Foco que é possível o governo negociar nesse sentido, desde que a votação ocorra somente em 2011. "A bancada ruralista está fazendo um movimento, que é legítimo, de pressão para pautar, pelo menos, a votação da urgência neste ano. Eu acho que podemos procurar um acordo: marcar a data para votação no ano que vem e votar a urgência neste ano", disse.
Na semana passada, o líder Vaccarezza afirmou que o governo não pretendia votar o projeto do Código Florestal neste ano. De autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a proposta é polêmica. Com o apoio de Vaccarezza à votação da urgência, líderes da bancada ambientalista na Câmara temem que a matéria seja colocada em votação no plenário nos próximos dias. Se for a voto, a bancada ruralista deve ter o apoio da maioria para aprovar a proposta.
Nesta manhã, parlamentares da bancada ruralista conseguiram as assinaturas necessárias para colocar o requerimento de urgência em votação. Representantes do setor agrícola conseguiram 379 assinaturas de deputados - era preciso 257 firmas, que já representaria o apoio da maioria dos congressistas na Câmara.
A intenção da bancada ruralista é votar o pedido de urgência ainda hoje na sessão plenária. Segundo o coordenador da região do Sul na Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), a bancada vai pressionar para votar o projeto de Aldo ainda neste ano. Os deputados precisam analisar primeiro o projeto da Lei Kandir, o PL dos Bingos, a PEC do Fundo de Combate à Pobreza e a proposta que muda regras do Supersimples.
Governo não quer votar Código Florestal neste ano
Tags
Temas
LEIA MAIS
ENERGIA RENOVÁVEL
Governo impõe uso de energia limpa nova em projetos de exportação
SEGURANÇA PÚBLICA
Flávio Bolsonaro relata assalto na residência de seus avós no RJ
AGENDA DA SEMANA
Pauta do Senado tem projeto que ameniza a Lei da Ficha Limpa