Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/8/2010 21:02
Thomaz Pires
Aproveitando o esforço concentrado, os senadores da oposição devem forçar a convocação do ministro da fazenda, Guido Mantega, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O requerimento de convocação poderá ser votado nesta quarta-feira (1) na reunião ordinária da comissão para que o ministro possa dar explicações sobre a quebra de sigilo do Imposto de Renda de pessoas ligadas ao PSDB.
O vice-líder da bancada tucana no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), autor da proposta, defendeu a convocação e partiu para o ataque contra o atual governo, acusando-o de promover ações de espionagem. "O governo não pode continuar se escondendo atrás de um crime dessa natureza. É um estado policial que foi aparelhado e com o objetivo de intimidar a oposição. E o ministro terá de explicar esses pontos, pois o governo não tomou as providências e nem deu as explicações cabíveis", defende.
As últimas duas tentativas da oposição em levar adiante a convocação fracassaram. Nesta terça-feira (31), o ex-funcionário do Palácio do Planalto Demetrius Felinto cancelou o depoimento que prestaria à comissão para apresentar detalhes sobre o suposto encontro da ex-ministra Dilma Rousseff com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira.
Na mesma sessão, também era esperada o depoimento do corregedor da Receita Federal, Antonio Carlos Costa D'avila, para explicar o vazamento de sigilos de tucanos ligados ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Em carta apresentada, o corregedor alegou que não compareceria em razão da investigação correr em segredo de Justiça.
Temas
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta determina cassação de Ramagem e Eduardo Bolsonaro
OPERAÇÃO GALHO FRACO
PF apreende R$ 430 mil em dinheiro no flat de Sóstenes; veja vídeo
TENSÃO NO GOVERNO
Gleisi e Jaques Wagner trocam críticas nas redes após PL da Dosimetria