Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Documentos apontam encontros entre Lacerda e Protógenes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Documentos apontam encontros entre Lacerda e Protógenes

Congresso em Foco

12/3/2009 22:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Documentos revelados nesta quinta-feira (12) pela CPI dos Grampos apontam que o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda encontrou-se várias vezes com o delegado federal Protógenes Queiroz. A informação foi divulgada nesta noite pelo Jornal Nacional (Rede Globo).

Os encontram contrariam a versão dada por Lacerda à CPI e à Corregedoria da Polícia Federal. A esses órgão, Lacerda disse ter conhecimento superficial da Operação Satiagraha, coordenada por Protógenes, e de ter encontrado com o policial federal apenas uma vez.

Outro documento também revela a declaração de um agente da Abin, que destaca o envolvimento direto de Lacerda na elaboração do relatório sobre as investigações policiais. Atualmente, Paulo Lacerda é adido policial na embaixada brasileira em Portugal.

Coordenada por Protógenes, a Satiagraha investigou um bilionário esquema de crimes financeiros e chegou a prender no ano passado o dono do Grupo Opportunity, Daniel Dantas; o investidor Naji Nahas; e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

No início da semana, a Justiça Federal de São Paulo autorizou a quebra do sigilo telefônico de Protógenes. Serão analisadas as ligações feitas pelo delegado entre os meses de fevereiro a agosto de 2008 no inquérito que apura se ocorreu vazamento de informações sigilosas durante a Satiagraha.

Segundo a revista Veja, o delegado montou um esquema ilícito de escutas telefônicas. Ainda segundo a publicação, diversas autoridades federais foram grampeadas por Protógenes.

Por sua vez, a Câmara aprovou a prorrogação das atividades da CPI dos Grampos por mais 60 dias. O encerramento das atividades do colegiado estava previsto para o próximo dia 15. Com a decisão, os deputados vão aprofundar as investigações sobre Protógenes.
Os autos da Satiagraha chegaram à CPI há uma semana. O colegiado reivindicava o acesso a esses documentos para poder concluir suas apurações.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Paulo Rubem Santiago é absolvido no TSE

TSE mantém Clodovil no mandato de deputado

Collor endurece regras para cargos em agências reguladoras

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES