Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Líderes da Câmara decidem rejeitar MP das Filantrópicas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Líderes da Câmara decidem rejeitar MP das Filantrópicas

Congresso em Foco

3/2/2009 16:11

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A primeira reunião de líderes da atual gestão do deputado Michel Temer (PMDB-SP) enquanto presidente da Câmara já produziu um resultado prático: a rejeição da MP 446/08, a chamada MP das Filantrópicas, que passará a trancar a pauta da Casa nesta quarta-feira (4).

Amanhã, deputados governistas e oposicionistas rejeitarão a matéria em plenário, segundo item da pauta de votações. Contudo, base aliada e minoria permanecem divergindo em relação a essa MP. Enquanto o governo já quer aprovar amanhã um decreto legislativo validando os efeitos da MP até o momento, a oposição afirma que será necessário um prazo de 15 dias para que a comissão especial analise esse decreto.

Conforme destacou o novo líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), será “impossível” o plenário aprovar “de supetão” esse decreto. Já o líder do PSDB, José Aníbal (SP), complementa que seu partido não tem “nenhum compromisso com o mérito” dessa MP.

Por sua vez, o líder do governo, Henrique Fontana (PT-RS), pondera que as entidades que receberam título de filantropia continuarão a ser fiscalizadas. “Não há nenhum tipo de isenção.”

Devolvida ao Executivo pelo então presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), no final do ano passado, a MP 446 extingue recursos contra entidades que não cumpriram exigências ou cometeram fraude para se valer de isenção de impostos. Na prática, garante um perdão tributário da ordem de R$ 2 bilhões a instituições investigadas pela Operação Fariseu, da Polícia Federal.

MP da crise

Antes de apreciar a MP das Filantrópicas, a Câmara terá de analisar a MP 443/08, que já tranca a pauta e volta à Casa após receber emendas no Senado. Editada pelo governo para conter os efeitos da atual crise econômica, a MP autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprarem instituições financeiras em dificuldade devido à turbulência financeira mundial. Amanhã às 10h, líderes partidários terão uma reunião com o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), relator dessa MP. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Súmula aumenta impunidade de colarinho branco, diz ANPR

Corregedor quer denúncias contra deputados na Justiça

Garibaldi diz ficar "grato" com presidência da CCJ ou da CAE

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES