Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Fechamento de fronteira atrasa repatriação de brasileiros na Faixa de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

guerra no oriente médio

Fechamento de fronteira atrasa repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira afirma que nomes de 34 brasileiros continuam na lista para deixar Gaza na próxima reabertura

Congresso em Foco

10/11/2023 | Atualizado às 12:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mauro Vieira diz que não é possível precisar em que data brasileiros chegarão ao país. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Mauro Vieira diz que não é possível precisar em que data brasileiros chegarão ao país. Foto: Marcelo Camargo/ABr
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (10) que a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito foi fechada novamente. A expectativa é que a reabertura seja realizada nos próximos dias para que o grupo de 34 brasileiros possa deixar a área de guerra, mas dependerá da situação do conflito com Israel. "A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando. É uma região conflagrada e são inúmeras as questões que dificultam a abertura", disse Vieira a jornalistas. Segundo o chanceler, o governo brasileiro mantém o diálogo com todos os países envolvidos para que os brasileiros possam ser retirados da área. Mauro Vieira afirma que desde 3 de novembro, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, "garantiu" que os brasileiros estariam na próxima lista de estrangeiros autorizados para deixar Gaza. A saída foi prevista para quarta-feira (8), mas a fronteira não foi aberta. Israel informou na quinta-feira (9) que novas tentativas seriam realizadas. Os brasileiros chegaram a ser mobilizados na manhã desta sexta-feira (10), mas novamente o posto de controle não permitiu a saída de estrangeiros e fechou a fronteira. "Até o momento nenhuma dessas pessoas [na lista de estrangeiros autorizados], de nenhuma nacionalidade cruzou a fronteira nos últimos três dias", disse Vieira. "Então, continuamos trabalhando com as autoridades dos países diretamente envolvidos." Em entrevista à GloboNews, o ministro afirmou que as informações que tem sobre os brasileiros na região é de que "todos se encontram bem" de saúde.

Ao ser questionado sobre o encontro do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados, o chanceler afirmou que não trata de "conjectura" e disse que responde por contatos oficiais, de "governo a governo", que são feitos com Israel.

"Eu não falo com o embaixador de Israel no Brasil. Eu falo com o chefe dele, que é o ministro das Relações Exteriores", disse Vieira.

A tentativa de repatriação dos brasileiros que habitam as quatro cidades que formam a Faixa de Gaza se deu desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro. O ministro afirmou que o governo brasileiro manterá o contato durante o final de semana e até que a fronteira seja reaberta. À GloboNews, ele disse que ainda que nas últimas semanas a fronteira tenha permanecido fechada nos fins de semana, já houve sábados ou domingos em que a passagem foi aberta. Ainda segundo Vieira, já foram cerca de 1.400 os brasileiros que estavam em Israel e na Cisjordânia e foram repatriados na operação comandada pelo governo Lula (PT). Os voos de resgate são realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Israel egito Hamas faixa de gaza Mauro Vieira governo Lula

Temas

Governo Notícia Relações Exteriores

LEIA MAIS

BRICS

Lula destaca diversidade do Brics para promover paz e mediar conflitos

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

Relações Exteriores

Veja a íntegra do discurso de Lula no Fórum dos Brics

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

2

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

3

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

4

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

5

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES