Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presidentes de TREs se reúnem amanhã em Brasília

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Presidentes de TREs se reúnem amanhã em Brasília

Congresso em Foco

19/10/2008 | Atualizado às 13:52

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na semana que antecede a conclusão das eleições municipais de 2008, cujo segundo turno ocorre no próximo domingo (26), presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país se reúnem amanhã (20), em Brasília, para fazer um balanço do primeiro turno e analisar os preparativos para a votação final.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, comparecerá à reunião, que tem início marcado para as 9h em hotel da capital federal. De acordo com informações do TSE, o encontro deve se estender até as 17h, e servirá para analisar os principais fatos que marcaram as votações em primeiro turno nos municípios, em 5 de outubro.

Além disso, sugestões devem ser apresentadas pelos magistrados, bem como estratégias que, com base em ocorrências registradas nos municípios, evitem percalços nas zonas eleitorais Brasil afora. São esperados 15 presidentes de cortes eleitorais, entre eles o desembargadores Roberto Wider, do TRE-RJ, e Marco César Müller Valente, do TRE-SP, dois dos maiores colégios eleitorais do país.

Pirataria eleitoral

Caso recorrente na Justiça Eleitoral depois do advento da internet, uma mensagem falsa atribuída ao TSE começou a ser veiculada na sexta-feira (17). Desde então, a corte vem alertando aos eleitores que o e-mail forjado pode distribuir um vírus e afetar o disco rígido de computadores.

Logo, todos os e-mails com a "assinatura" do TSE devem ser imediatamente apagados. A corte reitera que não envia e-mails nem autoriza qualquer outra instituição a fazê-lo utilizando seu nome, e que todos os procedimentos on-line estão disponíveis em sua página virtual.

A mensagem falsa notifica uma fictícia ausência da função de mesário – o que levaria ao cancelamento do títutlo de eleitor – e orienta o preenchimento de um formulário que, encaminhado à Justiça Eleitoral, serviria para justificar o não comparecimento. O e-mail fraudulento ainda explica que, caso o eleitor não obedeça aos procedimentos, o título permanecerá invalidado. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Menina baleada em seqüestro morre em São Paulo

Ameaça à seguridade

Congresso debate crise financeira na semana anterior às eleições

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Abono Salarial

Prazo para saque do abono salarial de 2025 termina nesta segunda-feira

2

Eleições 2026

Pesquisa mostra Lula em empate técnico com Flávio, Tarcísio e Michelle

3

Legislação local

Briga em Porto de Galinhas expõe lacuna legal e venda casada em praias

4

FAKE NEWS

Receita desmente boato sobre taxação de transações acima de R$ 5 mil

5

POLÍTICA FISCAL

Lula sanciona corte de incentivos fiscais, taxa bets e veta emendas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES