Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PPS entrará com Adin no Supremo contra MP da Pesca

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PPS entrará com Adin no Supremo contra MP da Pesca

Congresso em Foco

7/8/2008 | Atualizado às 19:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PPS entrará amanhã (8), às 15h, com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a criação de cargos, em um ano eleitoral, pela Medida Provisória 347/08, que transforma em ministério a Secretaria da Pesca. A MP cria quase 300 novos cargos na administração pública e está na pauta da Câmara. “É certo que a criação dos cargos poderá acarretar grave desequilíbrio nas eleições municipais de outubro de 2008, desafiando o disposto no dispositivo constitucional violado”, afirma o partido.

A legenda também questiona na Adina a relevância e a urgência da medida provisória que transforma em ministério a Secretaria de Pesca. “Realmente não se vislumbra nenhuma gravidade (relevância) na situação da pesca e da aqüicultura do Brasil, a ponto de ensejar a transformação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República em Ministério da Pesca e Aqüicultura. Não há relevância na matéria que justifique a edição de uma medida provisória”, afirma o documento.

“A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República foi criada em 1º de janeiro de 2003, portanto há quase seis anos. Com isso, fica claro que o setor da pesca e da aqüicultura não se encontrava desamparado, o que afasta de vez a caracterização de urgência desta matéria”, complementa.

Ontem, o ministro da Pesca, Altermir Gregolin, afirmou que o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), apóia a MP da Pesca. “É um parceiro no debate. O presidente do Senado dará o seu empenho na aprovação da MP”, afirmou Gregolin após um encontro no gabinete de Garibaldi. Apesar das críticas da própria base governista, o ministro defendeu a criação da pasta e o envio da medida provisória.

“A estruturação do ministério da uma condição muito melhor para desenvolver uma política do setor pesqueiro”, disse ele. Por sua vez, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que já expressou sua posição contrária à MP. Conforme ressaltou o petista após a reunião de líderes da Câmara, a urgência dessa matéria “fica difícil de ser defendida” uma vez que a secretaria já existe há seis anos e meio. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Ministério pede veto a blindagem de advogados

STF restringe uso de algemas em julgamentos

Depoimento de Daniel Dantas dura uma hora

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES