Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PPS entrará com Adin no Supremo contra MP da Pesca

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PPS entrará com Adin no Supremo contra MP da Pesca

Congresso em Foco

7/8/2008 | Atualizado às 19:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PPS entrará amanhã (8), às 15h, com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a criação de cargos, em um ano eleitoral, pela Medida Provisória 347/08, que transforma em ministério a Secretaria da Pesca. A MP cria quase 300 novos cargos na administração pública e está na pauta da Câmara. “É certo que a criação dos cargos poderá acarretar grave desequilíbrio nas eleições municipais de outubro de 2008, desafiando o disposto no dispositivo constitucional violado”, afirma o partido.

A legenda também questiona na Adina a relevância e a urgência da medida provisória que transforma em ministério a Secretaria de Pesca. “Realmente não se vislumbra nenhuma gravidade (relevância) na situação da pesca e da aqüicultura do Brasil, a ponto de ensejar a transformação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República em Ministério da Pesca e Aqüicultura. Não há relevância na matéria que justifique a edição de uma medida provisória”, afirma o documento.

“A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República foi criada em 1º de janeiro de 2003, portanto há quase seis anos. Com isso, fica claro que o setor da pesca e da aqüicultura não se encontrava desamparado, o que afasta de vez a caracterização de urgência desta matéria”, complementa.

Ontem, o ministro da Pesca, Altermir Gregolin, afirmou que o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), apóia a MP da Pesca. “É um parceiro no debate. O presidente do Senado dará o seu empenho na aprovação da MP”, afirmou Gregolin após um encontro no gabinete de Garibaldi. Apesar das críticas da própria base governista, o ministro defendeu a criação da pasta e o envio da medida provisória.

“A estruturação do ministério da uma condição muito melhor para desenvolver uma política do setor pesqueiro”, disse ele. Por sua vez, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou que já expressou sua posição contrária à MP. Conforme ressaltou o petista após a reunião de líderes da Câmara, a urgência dessa matéria “fica difícil de ser defendida” uma vez que a secretaria já existe há seis anos e meio. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Entrevista exclusiva

Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo

2

JUSTIÇA

Moraes suspende decretos e chama governo e Congresso para debater IOF

3

POLÊMICA NO CONGRESSO

Relator quer STF como mediador e limitar ações de partidos no tribunal

4

MEDIDA PROVISÓRIA

Comissão mista vota reajuste de 9% para Forças Armadas em duas etapas

5

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES