Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição obstrui votações alegando quebra de acordo

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Oposição obstrui votações alegando quebra de acordo

Congresso em Foco

20/11/2007 | Atualizado às 20:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Como a base aliada não cumpriu o acordo feito com a oposição – veto do presidente Lula ao projeto de lei 33/07, que permite ao governo o repasse de recursos federais a estados e municípios em época de eleições, o que fere a legislação eleitoral –,  os opositores do Planalto anunciaram na tarde de hoje (20) a obstrução da pauta da ordem do dia. A decisão foi tomada em conjunto pelos líderes do DEM e do PSDB, senadores José Agripino (RN) e Arthur Virgílio (AM), respectivamente.

Mesmo diante das garantias proferidas pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que o presidente vetaria o projeto, a oposição manteve a obstrução e preferiu aguardar o cumprimento da promessa. Por sua vez, governistas alegaram que a postura da oposição foi movida por outras razões. Eles acreditam que a verdadeira intenção era atrasar ao máximo as deliberações das matérias pendentes na Casa e, dessa forma, fazer com que a PEC da CPMF seja derrubada por decurso de prazo, além de atrasar a votação do caso do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Na pauta de hoje (20) seriam votados pelos senadores três medidas provisórias e um projeto de lei que, regimental e constitucionalmente, impedem que outras matérias sejam analisadas antes de serem votados em plenário. O primeiro item da pauta, a MP 390/07, que disciplina o registro e a comercialização de armas de fogo, entraria em votação. Mas, diante do quorum insuficiente para votações (seriam necessários 42 senadores), o presidente em exercício do Senado, Tião Viana (PT-AC), declarou encerrada a ordem do dia. (Fábio Góis)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Exclusivo: Previdência segura processos contra 597 filantrópicas

Justiça bloqueia bens de empresas investigadas em CPI

Polêmica do comércio aos domingos divide deputados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES